domingo, 21 de julho de 2013

A liberdade que nasce do encontro com Jesus

A liberdade que nasce do encontro com Jesus
Evangelizar significa anunciar a boa nova de Jesus Cristo. O mundo de hoje necessita desse anúncio que nos dá a verdadeira liberdade. A liberdade que nasce do encontro pessoal com Jesus nos conduz à vida em plenitude. A liberdade que tratamos aqui não depende dos poderes político e econômico. Estes, os poderosos, não determinam a ação de Deus na vida do povo humilde e empobrecido. Os mais simples e esquecidos das rodas sociais são os preferidos de Deus. Jesus Cristo quis estar com os mais pobres para com eles promover o Reino de Deus. O Evangelho suscita novas realidades, alimenta a esperança dos mais pobres e esquecidos do mundo. Por exemplo, a eleição do Papa Francisco foi uma boa notícia para os mais pobres, para aqueles anulados pelo sistema mundial de economia e política. Tudo isso porque o Papa Francisco devolve, pela graça de Deus, ao homem a esperança que parecia perdida. Isto é uma boa notícia! “Portanto, a notícia dá a conhecer a ação de Deus no meio dos homens” (Comblin).
O que é boa notícia para os pobres não será para os ricos. Vamos colocar os pés no chão. Vivemos num capitalismo selvagem que destrói até mesmo os valores sagrados. A vida é um dom de Deus. Mas tem gente morrendo de fome por falta de comida numa sociedade de abundância. Uma sociedade que deixa seus filhos morrerem de fome está muito longe de alcançar o cristianismo. Por isso, o que é boa notícia para os filhos de Deus não será para os poderosos mesmo que sejam batizados. Batizados mas não foram evangelizados.
A prática dos Césares não combina com o Reino de Deus. Césares: aqui faço a relação com os políticos corruptos, lacaios e patifes. Aquele que perdeu a aparência de homem justo e pratica a maldade é um seguidor dos césares. E está pronto para destruir a liberdade. “A liberdade é a capacidade de construir uma vida baseada no amor, e não num sistema” (Comblin). Será que o nosso povo é livre? (Carlos: Movimento Fé e Luz)

Um comentário:

  1. Graças a Deus, temos pessoas que se preocupam com a verdadeira liberdade, e ajudam o nosso povo a se libertar de seus grilhões. Um exemplo é o nosso pároco que sempre está alerta a tudo que impede o nosso povo de ser livre. E verdadeiramente feliz.

    ResponderExcluir