sábado, 13 de outubro de 2012

  Home > Cultura e sociedade > 12/10/2012 13:45:22



No Compasso do Brasil: Vinícius de Moraes e a Arca de Noé


RealAudioMP3
Cidade do Vaticano (RV) – Na semana passada abrimos espaço para Vinícius de Moraes e sua trajetória na poesia e na música – se é possível separá-las. Desta vez, nosso convidado Zé Galia conta e canta histórias e músicas da fase infantil de Vinícius de Moraes, cuja marca indelével veio com a gravação do disco “A Arca de Noé”, que contou com as vozes dos maiores nomes da MPB, como Elis Regina.

“Era uma casa muito engraçada, não tinha teto, não tinha nada...”. Por muitas gerações a música “A Casa” embalou sonhos das crianças – e não só. Muitos adultos também foram contagiados pela poesia musicada de Vinícius de Moraes. Mas você sabe como Vinícius acabou escrevendo essa música? De onde veio a inspiração do “Poetinha”?

O tema é o lado infantil de Vinícius de Moraes e, como explica Zé Galia, em uma música em especial ele deixa transparecer exatamente quem é Vinícius. Seja na poesia, na música, no cinema ou nos trabalhos diplomáticos, Vinícius nunca foi tão “ele mesmo” quanto nas letras da Arca de Noé. Mas, além disso, você sabia que o único filme brasileiro vencedor de um Oscar de filme estrangeiro foi inspirado numa peça de Vinícius?

Entre muitas histórias e acordes, os Estúdios da Rádio Vaticano por dez minutos se transformam em um pedacinho de Brasil. Música de qualidade e informação para quem não esquece os tempos em que a música brasileira era muito mais do que tchu tchu tcha tcha...
(RB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário