domingo, 7 de outubro de 2012

Arquidiocese de Natal
Paróquia de Sant’Ana e São Joaquim
S. José de Mipibu-RN

PROGRAMAÇÃO DO IV CONGRESSO EUCARÍSTICO PAROQUIAL

(De 21 – 28 de outubro de 2012)


Convite

Caros irmãos em Cristo,


Estamos para celebrar o IV Congresso Eucarístico Paroquial. Não tenhamos dúvida que será mais um marco na história da nossa Paróquia, que, “há 250 anos, tem na Eucaristia a fonte da sua ação evangelizadora”. O Congresso Eucarístico é um acontecimento no qual os fiéis manifestam sua adoração, privada e pública, a Jesus presente na Santíssima Eucaristia. A Paróquia de Sant’Ana e São Joaquim será envolvida por uma profunda espiritualidade eucarística. Os outros congressos, que a este antecederam, em 1936, 1986 e 1996 já contribuíram para que a nossa comunidade tenha maior amor à Eucaristia.
No período de 21-28/10/2012, na celebração deste aniversário e, ainda, na abertura do Ano da Fé, promulgado pelo Santo Padre, convidamos aos amados paroquianos e visitantes a fazermos este “Retiro Eucarístico” para adorar, cultuar, rezar e refletir sobre o que é a Eucaristia e o seu significado para a Igreja. Na carta encíclica Ecclesia de Eucharistia, na qual o Papa João Paulo II expôs magistralmente a relação entre a Eucaristia e a Igreja, e que servirá de base doutrinal para as nossas reflexões, é afirmado que “a Igreja vive da Eucaristia” (n. 1). Num tempo de tantas crises e rupturas, que desnorteiam a vida do homem contemporâneo, “a Igreja no seu conjunto, e os Pastores nela, como Cristo, devem pôr-se a caminho para conduzir os homens fora do deserto, para lugares da vida, da amizade com o Filho de Deus (Bento XVI, Porta Fidei, n. 2).
Caros fiéis, é, sobretudo, na Eucaristia onde podemos viver e aprofundar o que é o Mistério da Fé. É providencial que o Papa tenha promulgado o Ano da Fé, que é o “convite para uma autêntica e renovada conversão ao Senhor, único Salvador do mundo”(Porta Fidei, 6), no aniversário da nossa Paróquia. Com o nosso Congresso também fazemos a abertura deste acontecimento. Queremos e devemos conscientizar-nos que a Fé acontece na comunidade eclesial. Como fiéis batizados, amantes da Eucaristia, vamos testemunhar que acreditamos no augustíssimo sacramento da Santíssima Eucaristia, na qual se oferece e se recebe o próprio Cristo Senhor e pela qual continuamente vive e cresce a Igreja. O Sacrifício eucarístico, memorial da morte e ressurreição do Senhor, no qual se perpetua pelos séculos o Sacrifício da cruz, é o ápice e a fonte da vida cristã. Por ele realiza-se a unidade do povo de Deus e se completa a construção do corpo de Cristo. Os outros sacramentos e todas as obras de apostolado da Igreja se relacionam intimamente com a Santíssima Eucaristia e a ela se ordenam” (CDC, Can. 897). Por isso, um Congresso Eucarístico nos vem como um meio de aprimoramento da nossa consciência cristã e eclesial.
 Por fim, reiteramos o convite para que todos os fiéis participem e vivam intensamente este tempo de graça de Deus para a Fé, o fortalecimento da comunhão e a história da nossa Paróquia, tão amada, de Sant’Ana e São Joaquim. Louvado seja o Santíssimo Sacramento!    
Pe. Matias Soares
Pároco
Pe. José Lenilson
Vigário Paroquial    



De 14 a 21 - SEMANA MISSIONÁRIA

21/10 – Domingo – ABERTURA DO CONGRESSO
05h- Alvorada
09h – Celebração da 1ª Eucaristia
Presidente: Pe. Matias Soares – Pároco e Vigário Episcopal para a Região Sul
19h – Concelebração de Abertura do IV Congresso Eucarístico Paroquial
Tema: “Eucaristia, há 250 anos, fonte de evangelização nas terras do Mipibu”
Textos bíblicos: 29º Domingo do Tempo comum “B”
Presidente: Dom Matias Patrício de Macêdo, Arcebispo Emérito de Natal.

22/10 – Segunda-feira – Dia dedicado aos Movimentos, Pastorais e Comunidades de Vida
05h – Caminhada Eucarística
Das 7h às 12h – Adoração ao Santíssimo Sacramento na Matriz
Das 09h às 11h – Confissões matriz
Das 14 às 17h - Visitas aos enfermos
18h – Caminhada penitencial saindo das Cruzes próximas da Subestação até a Igreja.
Responsáveis: Grupo Terço dos Homens, Movimento Apostólico da Mãe Peregrina e Terço das Mulheres.
19h – Santa Missa Solene
Tema: “Eucaristia, Mistério da Fé” (Ecclesia de Eucharistia, nn. 11-20; Sacramentum Caritatis, nn. 6-13).
Textos bíblicos: Ef 2, 1-10; Sl 99; Jo 6, 24-35
Presidente: Pe. Edilson Soares Nobre (Vigário Geral, membro do Conselho Presbiteral e Assistente Eclesiástico da Pastoral da Comunicação)
Convidados: Grupos, pastorais e movimentos do Setor I Urbano e Comunidades do Setor I Rural, Mídia local, CDL, Indústrias e empresas do município, comerciantes, participação da comunidade de Monte Alegre.

23/10 – Terça-feira – Dia dedicado ao Abrigo Anízia Pessoa, aos Idosos e aos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística
05h – Caminhada Eucarística
Das 7h às 12h – Adoração ao Santíssimo Sacramento na Matriz
Das 09h às 11h – Confissões na Matriz
Das 14 às 17h - Visitas aos enfermos
19h – Santa Missa na Matriz com a unção dos Enfermos, Renovação e Instituição dos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística
Tema: “Eucaristia, Sacramento da Caridade” (Sacramentum Caritatis, nn. 82-92).
Textos bíblicos: Ef 2, 12-22; Sl 84; Jo 6,1-11
Presidente: Pe. Matias Soares – Pároco e Vigário Episcopal para a Região Sul / Pe. José Lenilson de Morais – Vigário Paroquial
Convidados: Grupos, pastorais e movimentos do Setor II Urbano e Comunidades dos Setores II e V Rurais, Secretaria Municipal de Saúde, servidores da saúde, médicos, enfermeiros, CAPS, NASF, CEO, Agentes Comunitários de Saúde e Endemias, I URSAP, Hospital Regional Mons. Antonio Barros, Centro de Referência, Postos de Saúde, APAMI, Farmácias, Laboratórios e Clínicas, Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social, CRAS, Casa da Família, Grupo da Melhor Idade, Projeto Conviver, participação da comunidade de Lagoa Salgada.

24/10 – Quarta-feira – Dia dedicado as famílias
05h – Caminhada Eucarística
Das 7h às 12h – Adoração ao Santíssimo Sacramento na Matriz
Das 09h às 11h – Confissões na Matriz
Das 14 às 17h - Visitas aos enfermos
19h – Santa Missa na Matriz com bênção para as famílias
Tema: “A Eucaristia edifica a Igreja e a família” (Ecclesia de Eucharistia, nn. 21-25; Sacramentum Caritatis, nn. 27-29).
Textos bíblicos: Ef 3, 2-12; Salmo R. Is 12 (Cf. Liturgia D.) 12; Jo 6, 41-51
Presidente: Dom Genival Saraiva de França (Bispo de Palmares - PE, Presidente do Regional Nordeste 2 da CNBB)
Convidados: Grupos, pastorais e movimentos do Setor III Urbano e Comunidades Setores III e VI Rurais, Prefeitura Municipal de São José de Mipibu e Secretarias, Câmara Municipal, Fórum Municipal, Ministério Público, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Conselho Tutelar, Conselhos Paritários Municipais, Mipibuenses ausentes, Lions Clube, participação da comunidade de Vera Cruz.

25/10 – Quinta-feira – Dia dedicado ao Instituto Pio XII e a Educação
05h – Caminhada Eucarística
Das 7h às 12h – Adoração ao Santíssimo Sacramento na Matriz
Das 09h às 11h – Confissões na Matriz
Das 14 às 17h - Visitas aos enfermos
19h – Missa na Matriz
Tema: “Na Escola de Maria, Mulher Eucarística” (Ecclesia de Eucharistia, nn. 53-58).
Textos bíblicos: Ef 3, 14-21; Sl 32; Jo 2, 1-11
Presidente: Pe. Francisco das Chagas de Souza (Pároco da Paróquia do Santuário dos Mártires, Nazaré - Natal, Vigário Episcopal Urbano, Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, membro do Conselho Presbiteral e Capelão da Polícia Militar)
Convidados: Grupos, pastorais e movimentos do Setor IV Urbano e Comunidades dos Setores IV e VII Rurais, Secretaria Municipal de Educação, Escolas da rede pública e particular do município, Professores, Funcionários da educação, universitários, participação da comunidade de Nísia Floresta.

26/10 – Sexta-feira – Dia dedicado as vocações, Aniversário de Ordenação do Mons. Antonio Barros
05h – Caminhada Eucarística
Das 7h às 12h – Adoração ao Santíssimo Sacramento na Matriz
Das 09h às 11h – Confissões na Matriz
Das 14 às 17h - Visitas aos enfermos
19h – Concelebração Eucarística Vocacional
Tema: “A Eucaristia e a Comunhão Ecclesial” (Ecclesia de Eucharistia, nn. 34-46).
Textos bíblicos: Ef 4, 1-6; Sl 23; Jo 6, 51-58
Presidente: Dom Heitor de Araújo Sales, Arcebispo Emérito de Natal.
Convidados: Todos os vocacionados(as), padres, diáconos, religiosos(as), leigos(as) consagrados(as) filhos(as) da terra e toda a Comunidade Paroquial.

27/10 – Sábado – Dia dedicado a Juventude - Celebração dos 30 anos de fundação do Movimento Eucarístico Jovem – MEJ e 15 anos de fundação do Mejinho
05h – Caminhada Eucarística
09h – Casamentos comunitários
19h - Concelebração em Ação de Graças pelos 30 anos de fundação do Movimento Eucarístico Jovem – MEJ e 15 anos de fundação do Mejinho
Tema: “MEJ, há 30 anos, vivendo a Eucaristia nas terras do Mipibu”
Subtema: “O decoro da Celebração eucarística” (Ecclesia de Eucharistia, 47-53).
Textos bíblicos: Ef 4, 7-16; Sl 121; Mc 14, 12-16.22-26
Presidente: Pe. Francisco de Assis Inácio (Pároco da Paróquia da Imaculada Conceição - Nova Cruz)
Convidados: Pastoral da Juventude, Grupo de Coroinhas, Ministérios de Música, Grupos e Movimentos de Jovens da Paróquia, Jovens em geral.

28/10 – Domingo – ENCERRAMENTO DO CONGRESSO EUCARÍSTICO E DO ANO JUBILAR
05h – Alvorada e Caminhada Eucarística
09h – Celebração da Crisma
Presidente: D. Jaime Vieira Rocha, Arcebispo Metropolitano
11h – Adoração e Bênção do Santíssimo Sacramento na Matriz
16h – Procissão com o Santíssimo Sacramento
17h – Concelebração de Encerramento do IV Congresso Eucarístico Paroquial
Tema: “A apostolicidade da Eucaristia e da Igreja (Ecclesia de Eucharistia, nn. 26-32)
Textos bíblicos: Jr 31, 7-9; Sl 125; Hb 5,1-6; Jo, 6, 60-69
Presidente: Dom Jaime Vieira Rocha, Arcebispo Metropolitano

IMPORTANTE:
- De 22/10 a 26/10, das 15h às 16h, acontecerão os encontros com a participação das escolas do Município. Estes encontros seguirão um roteiro próprio a ser elaborado, e serão coordenados pelos grupos, pastorais e movimentos da paróquia, conforme cronograma abaixo.
22 – Comunidade Shalom (Raul)
23 – Fraternidade Mons. Antonio Barros
24 – Comunidade Boa Nova
25 – Grupo de Dança Passus
26 – Movimento Eucarístico Jovem – MEJ

Adoração (condução, motivação):
Segunda: Filhos de Santana
Terça: Comunidade Boa Nova
Quarta: Irmãs Religiosas (Divina Providencia, Sagrado Coração de Jesus), Pe. Lenilson e Diác. Alberto
Quinta: Comunidade Magnificat
Sexta: Comunidade Shalom

Nenhum comentário:

Postar um comentário