sábado, 20 de outubro de 2012

Para reduzir a pobreza e a fome

Este ano, o Dia Mundial da Alimentação, celebrado em 16 de outubro, está lembrando as cooperativas, que têm participação decisiva na produção e distribuição de alimentos.
A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) escolheu o tema para o Dia Mundial da Alimentação 2012: “Cooperativas agrícolas alimentam o mundo”. Tal opção está relacionada às comemorações do Ano Internacional do Cooperativismo.
Todos os anos, o Dia Mundial da Alimentação é celebrado no dia 16 de outubro. Trata-se de um chamamento aos países para a adoção de políticas, programas e ações com o objetivo de eliminar a fome no mundo e assegurar a segurança alimentar dos povos.
Conforme comunicado da FAO, “as cooperativas estão presentes em todos os países e setores, incluindo agricultura, alimentação, finanças, saúde, comercialização, seguros e crédito”. Ainda segundo a FAO, “estima-se que as cooperativas tenham um bilhão de membros em todo o mundo, gerando mais de 100 milhões de empregos. Na agricultura, silvicultura, pesca e pecuária, os seus membros participam em atividades de produção, partilha de riscos e lucros, poupança de custos e geração de rendimento, que lhes proporcionam maior poder de negociação na hora de vender ou comprar no mercado”.
O Dia Mundial da Alimentação 2012 destaca as cooperativas agrícolas e sua contribuição para a redução da pobreza e da fome. Afinal, do número aproximado de 925 milhões de pessoas que passam fome no mundo, 70% vivem em áreas rurais, onde a agricultura é a principal atividade econômica. As cooperativas agrícolas e alimentares já são um importante instrumento contra a pobreza e a fome, mas podem fazer muito mais.
É tempo de fortalecer essas organizações e facilitar sua expansão, bem como criar um ambiente comercial, legal, político e social favorável em que possam se desenvolver.
Fonte: Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) / Fotografia: Douglas Mansur

Nenhum comentário:

Postar um comentário