

Ano da Fé para jovens da Papua Nova Guiné: Evangelho para dizer "não" aos vícios


É o que afirma, numa mensagem enviada à agência missionária Fides, o coordenador nacional da Pastoral de Juventude no país situado na parte leste da segunda maior ilha do mundo – Nova Guiné –, Pe. Shanti Puthussery, membro do Pontifício Instituto Missões Exteriores.
Pe. Shanti detém-se sobre a chamada a situação da "geração perdida", ou seja, a faixa dos jovens entre os 15 e 20 anos que, no contexto do país, vive relevantes problemas sociais.
"Muitos desses jovens já se encontram prejudicados e quase destruídos pela droga, pela pornografia, por relações sexuais desordenadas e pelo desmedido consumo de álcool – conta o sacerdote –, e não estou certo de que as autoridades civis tenham plena consciência da gravidade desses problemas, mas, como Igreja Católica, creio que temos a responsabilidade de promover atividades de formação integral para os jovens. O Ano da Fé deve ser acompanhado com a ação social e a transformação da sociedade."
"Caso contrário – prossegue Pe. Shanti –, as práticas de fé permanecem vazias e não preenchem o vazio na sociedade e nas relações interpessoais. Devemos ajudar os jovens a levarem a sério os nossos ensinamentos, a fim de mudar as suas vidas, o que hoje é muito difícil para eles." (RL) (Fonte: Rádio Vaticano)
Nenhum comentário:
Postar um comentário