segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Enviado por Míriam Leitão -
15.10.2012
|
NA CBN

A União Europeia é um projeto de paz

Num primeiro momento, pareceu estranho o Nobel da Paz para a União Europeia, porque ela está em crise e as tensões entre os países aumentou. Mas, analisando melhor, era sim uma boa ideia.
O grande mérito da UE foi ter construído um projeto de unficação, com várias etapas, impedindo que o continente fosse, de novo, palco de guerras. França e Alemanha se enfrentaram no campo de batalha com milhares de mortos dos dois lados. Foi, então, construído um projeto de paz, de aumento do comércio, das relações econômicas e políticas, de redução da autonomia local para transferência de poder para autoridades supranacionais.
Esse projeto, formado por 27 países, começou com o Acordo do Carvão e do Aço, com apenas cinco países e meio, porque a Alemanha estava dividida, e dois produtos. Países que saíram da implosão de um mundo, o soviético, foram atraídos. Os maiores gastaram muito no processo de desenvolvimento desse países. A Alemanha, que construiu o marco sobre os escombros de uma hiperinflação que destruiu tudo, aceitou uma outra moeda. Fez uma aposta aprofunda.
E tudo foi feito com referendos populares, a Europa preferindo a paz do que as guerras que marcaram tão profundamente aquele continente.
Todas as decisões passam pelos parlamentos, porque a democracia dá trabalho, mas é o melhor caminho.
Sim, a UE está passando por crise e algumas situações são dramáticas, mas foi oferecida mais união para ser o seguro mais completo contra a guerra. Esse é o âmago do projeto da Europa. E merece, sim, o Prêmio Nobel da Paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário