sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Home > Igreja > 19/10/2012 15:00:01




Apelo de Dom Kaigama pela paz na Nigéria


Roma (RV) - Retornar aos verdadeiros valores do Cristianismo e do Islamismo para criar uma sociedade nigeriana que viva na paz e na harmonia. É o apelo lançado por Dom Ignatius Ayau Kaigama, Arcebispo de Jos e Presidente da Conferência Episcopal da Nigéria, no seu discurso ao Fórum organizado pela “Federal Radio Corporation of Nigeria” sobre a “Tolerância Religiosa e Coexitência Pacífica”.

Dom Kaigama sublinhou que as três religiões monoteístas, Judaísmo, Cristianismo e Islamismo pregam a paz e a tolerância. Em particular o arcebispo de Jos recordou diversos trechos evangélicos nos quais Jesus exorta ao diálogo para resolver disputas, evitando a violência

Dom Kaigama – destaca a agência Fides – apresentou então alguns exemplos de solidariedade entre cristãos e muçulmanos, fazendo referência também à sua experiência pessoal. “Recentemente fui convidado pelos jovens muçulmanos de Jos a romper o jejum do Ramadã na Mesquita Central, enquanto alguns anos atrás passei duas noites na casa do falecido Emir de Wase, Alhaji Haruna Abdulahi, e viajei com ele para a Alemanha durante duas semanas, para apresentar os nossos esforços de construção da paz. Para mim esses são exemplos de diálogo de vida que auspicio para os muçulmanos e cristãos”, concluiu Dom Kaigama.

O apelo do presidente da Conferência Episcopal nigeriana chega no momento em que a violência se faz presente em várias áreas do país. Ontem 30 pessoas perderam a vida no Estado central de Benue num ataque perpetrado pelos criadores Fulani, em grande parte muçulmanos, contra um vilarejo habitado por agricultores Tiv, na maioria cristãos. Nos dias passados em Maidugiri durante violentos conflitos entre o exército e o grupo islâmico Boko Haram, foram assassinadas pelo menos 24 pessoas. (SP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário