quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Conselho Pontifício para a Cultura passa a integrar a Comissão para os Bens Culturais


Entretanto, em Roma, no âmbito da Sede Apostólica, a Comissão para os Bens Culturais da Igreja passa a ficar integrado, a partir de agora, ao Conselho Pontifício da Cultura. (Na foto, frescos da igreja Santa Maria Antiqua, no Foro Romano, em fase de restauro) Entra de facto em vigor no próximo dia 3 de Novembro um documento pontifício – o motu proprio Pulchritudinis fidei (da beleza da fé) , na qual Bento XVI predispõe a fusão das duas instituições. Em entrevista hoje publicada na edição quotidiana de “L’Osservatore Romano”, o cardeal Ravasi, presidente do Conselho Pontifício da Cultura ilustra as razões e as consequências desta disposição, e confirma que este setor dos Bens Culturais da Igreja fica especialmente confiado a D. Carlos Azevedo, Delegado daquele Conselho Pontifício. A este departamento dos Bens Culturais correspondem outros setores como o de “Fé e cultura”, o Átrio dos Gentios e o recentemente instituído para se ocupar do Desporto.
“Também a UNESCO (o departamento das Nações Unidas para a Educação e a Cultura) – recorda o cardeal Ravasi, protege hoje em dia a chamada “cultura imaterial”. Na base deste novo conceito de cultura já não está a ideia – do século XVIII – de uma aristocracia intelectual, mas sim um conceito antropológico – a elaboração consciente de cada obra da criatividade humana”.
Entre as áreas de competência deste Departamento dos Bens Culturais estará, naturalmente, a colaboração com a Fundação para os Bens e Atividades Artísticas da Igreja.(RV)

Nenhum comentário:

Postar um comentário