segunda-feira, 15 de outubro de 2012

  Home > Cultura e sociedade > 15/10/2012 18:55:08
A+ A- imprimir



Dia do Professor: reconhecimento de seu papel na sociedade



Cidade do Vaticano (RV) - Comemora-se nesta segunda-feira, no Brasil, o Dia do Professor.

Os docentes possuem um papel importante no processo de desenvolvimento da sociedade. Os professores, grandes colaboradores na formação do caráter dos cidadãos brasileiros, tiveram a sua data instituída na história, em 1827, depois de um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil.

Pelo decreto criado por D. Pedro I foram determinados a descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e como os professores deveriam ser contratados. A idéia, inovadora e revolucionária não foi cumprida por completo, mas somente 120 anos após o referido decreto ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor.

A data foi oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".

Nos dias atuais há uma inversão do papel destes profissionais que têm por sua vez a função apenas de educar. O não reconhecimento por uma parte da população acabou provocando um grande declínio vocacional nessa área. Outro motivo é que a sociedade cobra dos professores um processo educacional que cabe também à família.

No dia do professor além da valorização, espera-se que a sociedade reconheça o papel do professor e entenda que somente teremos um país mais justo quando a educação for prioridade. (MP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário