segunda-feira, 15 de outubro de 2012

A SETORIZAÇÃO VIVE

O Povo de Deus demonstra toda sua confiança na sua Igreja. Com sua participação permanente temos visto o fortalecimento da Igreja pela base. Os próprios leigos se articulando para fazer acontecer a semana missionária. Os setores missionários aproxima a Igreja dos afastados, daqueles a quem muitas vezes é negado a participação na vida da sociedade. É preciso ter coragem para descer e ficar em oração com os mais explorados. Eles não estão no centro das atenções, parecem até mesmo invisíveis. Mas eles fazem parte do nosso povo, da nossa história, eles são reconhecidos por Jesus Cristo. "Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados" (Mt 5,6). Quem assume verdadeiramente o seu batismo,   tem coragem de assumir o seu profetismo. A missão exige testemunho e diálogo. O que o povo espera dos missionários? Seria muito importante ouvir o povo de Deus. O que ele tem a dizer dessa experiência.
É importante dizer que a setorização tem ajudado a construir uma nova mentalidade nos leigos. São poucos leigos comprometidos mas que fazem uma diferença enorme. Ainda existe uma série de obstáculos que tem haver com a falta de conversão pastoral, com o ressurgimento de velhas estruturas. Mas, a setorização não deixa de ser um fenômeno porque cria comunidades de base. "Trata-se de grupos de cristãos, a nível familiar ou de ambientes restritos, que se encontram para a oração, a leitura da Sagrada Escritura, a catequese, para a partilha dos problemas humanos e eclesiais, em vista de um compromisso comum"(REDEMPTORIS MISSIO, p.82-83). É o que acontece pela base. Quem sabe dessa experiência? Quem participa ativamente da vida da comunidade.
(Carlos: é do Movimento Fé e Luz)

Nenhum comentário:

Postar um comentário