sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Fundação Joseph Ratzinger organiza Simpósio na PUC-Rio

A Fundação Vaticana Joseph Ratzinger – Bento XVI, com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), através de seu Departamento de Teologia, promoverá nos dias 8 e 9 de novembro de 2012, no Campus da PUC-Rio, o II Simpósio sobre o pensamento de Joseph Ratzinger.
Tomando como base a indagação sobre “o que faz o ser humano, humano”, o título deste II Simpósio será: Humanização e sentido da vida. Divididos em eixos temáticos e de comunicações: filosófico-teológico; midiático; expressões culturais; socioeconômico; técnico-científico.
Este Simpósio herda a experiência do primeiro realizado na cidade de Bydgoszcz, na Polônia, nos dias 27 e 28 de outubro de 2011. Os organizadores do evento estimam reunir reitores de prestigiosas universidades do Brasil e de outros dez países como membros do comitê científico, o qual é presidido pelo Pe. Josafá Carlos de Siqueira, S.J. Reitor da PUC-Rio.
A Fundação Vaticana Joseph Ratzinger – Bento XVI foi criada em 1º de março de 2010, com a finalidade de promover o conhecimento e o estudo da teologia, e a premiação de pesquisadores e a organização e a realização de eventos de alto valor cultural e científico.
Entre os personagens mencionados na programação, destaca-se a presença do Cardeal Dom Cláudio Hummes, que fará a primeira conferência, assim como do Comitê Honorário composto por Dom Orani João Tempesta, Arcebispo de Rio de Janeiro e Mons Giuseppe A. Scotti, Presidente da Fundação Joseph Ratzinger. Os Arautos do Evangelho estão envolvidos na organização do evento.
Uma das motivações para a realização do Simpósio no Rio de Janeiro é a visita do Papa Bento XVI à cidade, em virtude da Jornada Mundial da Juventude em julho de 2013.

O pensamento do Papa Bento XVI 
A definição de ser humano e o sentido da vida em um mundo globalizado serão objetos de estudo do II Simpósio sobre o Pensamento de Joseph Ratzinger, que será realizado na Universidade, nos dias 8 e 9 de novembro. Com organização do Departamento de Teologia, da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro e da Fondazione Vaticana Joseph Ratzinger – Benedetto XVI, o simpósio contará com a presença de professores de dez universidades estrangeiras. Bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio, Dom Paulo Cezar Costa, professor da PUC do Departamento de Teologia e membro do comitê organizador do simpósio, falou ao PUC URGENTE sobre o estudo do pensamento do Papa Bento XVI.
 Qual é a importância de estudar o pensamento de Joseph Ratzinger?
Dom Paulo Cezar –  Este Papa é um teólogo. Joseph Ratzinger publicou muitas obras e foi considerado, em 2005, uma das maiores personalidades intelectuais do ano pela revista Time. Além do conhecimento teológico, Ratzinger tem uma cultura muito vasta. A reflexão do Papa Bento XVI busca um diálogo com a sociedade e com o meio acadêmico. Ele aponta para uma das questões mais importantes do mundo de hoje: alargar a razão. Vivemos em um mundo técnico. O perigo pode ser nos determos naquelas pequenas parcelas de conhecimento nas quais somos especialistas. Assim, não percebemos que a razão é bem maior. O Papa nos convida, então, a alargar a razão, para que ela dialogue com as outras formas de saber, principalmente com o mundo da fé. Ele tem certeza de que a fé tem um discurso para iluminar a ciência e o sentido da vida.

Qual é a reflexão proposta pelo Papa Bento XVI?
Dom Paulo Cezar –  Queremos mostrar que Joseph Ratzinger propõe alargar a razão. E, assim, criando mais diálogos, demonstrar que uma única leitura não dá conta da totalidade da realidade. Ele diz que a razão deve encontrar a si mesma no sentido de que ela é mais ampla do que pensamos. O mundo de hoje é muito fragmentado. É bom porque temos mais condições de aprofundar um estudo, como provam os grandes especialistas de diversas áreas do saber. Mas o perigo é estarmos fechados em nossa área do saber, sem o diálogo com outros campos de conhecimento como a filosofia e a teologia. O diálogo mostra onde estão as nossas deficiências e incapacidades. Mostra, ao mesmo tempo, nossa força e nossa fragilidade, aquilo que sabemos e também as respostas que não temos. Certas respostas são dadas apenas pela ciência. Algumas respostas mais profundas só podem ser dadas pela fé.
Quais são os objetivos do II Simpósio sobre o Pensamento de Joseph Ratzinger?
Dom Paulo –  O simpósio tem como objetivo promover o diálogo. Nós queremos fazer com que o pensamento de Joseph Ratzinger possa dialogar com os mundos da cultura, da ciência e educação e da política. O simpósio pretende mostrar que o Papa Bento XVI quer que a fé fale ao coração do ser humano do mundo de hoje. Tem como temas a humanização e o sentido da vida. É um convite aos jovens e acadêmicos a perceber que o sentido da vida não se encontra simplesmente nas realidades deste mundo. O sentido vai além do ter e possuir. A vida tem um sentido mais profundo que, em última instância, só Deus pode realizar.
O que representa para a PUC sediar o Simpósio a menos de um ano da Jornada Mundial da Juventude?
Dom Paulo – O simpósio será sediado no Brasil, na PUC, por causa da Jornada Mundial da Juventude, que será realizada no Rio de Janeiro em julho de 2013. O simpósio está ligado à preparação da Jornada Mundial da Juventude. Nós escolhemos uma universidade porque é a comunidade do saber. É um lugar próprio para o diálogo dos saberes. O primeiro simpósio foi realizado numa universidade da Polônia e, agora, será na PUC-Rio. O Papa Bento XVI é um homem de ciência. Queremos que o pensamento dele se relacione com a academia e com a sociedade. Por isso, teremos literatos e economistas, por exemplo, na programação do simpósio.

Fonte: PUC-Rio - Por: Guilherme de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário