sexta-feira, 2 de novembro de 2012

CONVERSA COM MARCELO BARROS

Conversa, quinta feira, 01 de novembro 2012

Hoje visitei o centro histórico de San Juan de Porto Rico. Uma cidade linda, patrimônio da humanidade que me lembra muito Havana antiga, agora restaurada em todo o seu esplendor. Ali descobri que a ilha de Porto Rico foi invadida pelos holandeses em 1625, um ano depois de terem invadido a Bahia. Também me chocou o fato de tudo ser em inglês e com bandeira norte-americana. A senhora que me guiou me contou que os norte-americanos tinham derrubado todos os coqueiros para que aquela área fosse mais desprotegida e ninguém pudesse se aproximar do Morro sem que eles vissem. Depois uma conversa com o bispo de Caguas, Mons. Ruben Gonzalves. Recebeu-me muito amigavelmente. Sobre a política, me disse que o povo é dividido e fala pouco disso. Tive a impressão de uma boa pessoa, simples e acessível. 
Aos cristãos daqui perguntei: E a Igreja? Eles me responderam: não se compromete como Igreja a não ser pelos valores morais e espirituais.... Mas, o que são esses valores? Eles não teriam também dimensão política. 
Aqui fiquei muito contente com a notícia de que no Brasil, os nossos irmãos indios Kaiowá do Mato Grosso do Sul conseguiram chamar a atenção sobre a sua realidade e a justiça voltou atrás e sustou o decreto de expulsão dos indios de sua terra ancestral. Graças a Deus. Mesmo de longe, celebro com eles essa vitória que também foi vitória de tanta gente que divulgou a notícia e a denunciou. Bendito seja Deus. 
Hoje à noite terei o lançamento da agenda latino-americana 2013. Vou ter de falar sobre economia e espiritualidade. E parece que no auditório estarão muitos economistas. Que Deus me ilumine.

Nenhum comentário:

Postar um comentário