quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Pastoral das Favelas: 35 anos de história
19/09/2012
Raquel Araujo A+ a- Imprimir Adicione aos Favoritos RSS Envie para um amigo

Criada em 1976, na gestão do então Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Eugenio Salles, a Pastoral das Favelas completa, em 2012, 35 anos de existência. Ao longo destes anos de história, a Pastoral mostra a preocupação da Igreja junto aos mais necessitados ao promover dignidade humana e cidadania em favor dos moradores das comunidades. Para marcar os 35 anos, o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, irá presidir a Santa Missa no próximo domingo, 23 de setembro, às 16h, na Comunidade Santa Marta.

Na década de 80, a Pastoral das Favelas criou associações de moradores e se empenhou em conscientizar as pessoas sobre o seu direito à cidadania e participação delas como forma de transformar a sociedade. A década de 90 foi marcada pelos diálogos com as ONGs e os poderes públicos. Além disso, cada comunidade ganhou uma capela. A Pastoral continua, até hoje, atuante, apoiando os moradores carentes, visando à solução dos problemas de moradia.

A Pastoral das Favelas realiza reuniões mensais de fortalecimento e formação com os núcleos em diversas comunidades, promove encontros com o poder público, a fim de estreitar o relacionamento com as comunidades, além de organizar encontros com agentes e lideranças para a reflexão de questões atuais à luz do Evangelho.

A história da Pastoral das Favelas já foi contada, inclusive em um documentário. “Pastoral das Favelas – Vida Apesar de Tudo” mostrou um pouco da atuação da Igreja Católica nas comunidades, em especial, a presença diante dos moradores que são retirados de suas casas pelo poder público.

Na época do lançamento do documentário, o Coordenador da Pastoral das Favelas, Monsenhor Luiz Antônio Lopes, ressaltou a capacidade que a Igreja tem de mobilizar tantas pessoas que se colocam à disposição para ajudar os menos favorecidos.

— Durante toda a caminhada da Igreja, ela sempre esteve presente do lado dos mais pobres. Hoje, trabalhar “para os pobres” é um desafio, mas, na Pastoral, nós aprendemos a trabalhar “com os pobres”, isto é, juntamente com eles. No nosso quadro de agentes, todos moram dentro das comunidades, conhecem a realidade dessas pessoas e do local.

A agente da Pastoral das Favelas do Vicariato Suburbano, Érica dos Santos, destacou a importância do trabalho da Pastoral das Favelas.

— (...) A história da Pastoral das Favelas é muito importante para colaborar com a organização e mobilização dessas comunidades, concluiu.
* Foto: Arquivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário