quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

O que podemos encontrar na escola

A escola é lugar de experiências inesquecíveis. Quem trabalha com a EJA sabe disso. Os jovens e adultos  procuram na escola correspondência para os seus anseios. A paciência, de nossa parte, é um instrumento colaborativo para compreendermos os apetites misturados entre os jovens e adultos. O adulto com mais experiência faz da escola a sua âncora e coloca toda a sua confiança no professor. Lições de humildade de ambas as partes favorece a aprendizagem. A aceitação recíproca fortalece a escola como um todo. Isto é muito importante. Não podemos dizer o mesmo com o jovem mas, eles fazem parte do mesmo contexto com pouca diferença. O jovem demonstra pouca maturidade em muitas situações. Nesse sentido, o diálogo é uma ferramenta indispensável para atingirmos qualquer meta.
Em relação a hierarquia da escola, ela passa a ser simbólica quando o poder é entendido como serviço ao outro, o mais necessitado na escola , o aluno. A época em que estamos vivendo exige uma nova consciência. A escola do século XXI abre as portas para uma renovação total, nessa renovação acolhe o jovem e adulto. façamos dessa casa o lugar da construção do conhecimento. A escola tem hoje um novo olhar para o mundo, claro, estamos numa nova época. A escola, hoje, é mais sensível porque os professores estudam, pesquisam e estão permanentemente juntos com seus alunos.
 A coragem e a capacidade de luta estão juntas nesse momento, precisam formar uma unidade. Queremos que a credibilidade da escola aumente cada vez mais. Ela está aumentando graças ao compromisso dos professores, mesmo com poucas condições mas se encorajam com esse objetivo. A divulgação dos trabalhos das escolas é uma forma de crescimento e amadurecimento.
É importante lembrar que, a escola também tem uma dimensão política, econômica e social além da cultural. Estamos falando de uma esfera completa, pelo menos teórica. Mas, ela deve ser completada com mais investimento nos professores(piso justo), adotando a linguagem da inclusão e tomando decisões com a participação dos conselhos escolares. Estamos falando de uma escola cidadã.
Não nos enganemos, a escola é lugar para superarmos as nossas limitações. Assim, é necessário que o educador da EJA faça a leitura crítica da realidade porque ele vai se relacionar com jovens e adultos críticos que exige criticidade da escola. Todo compromisso com a escola significa o desejo imenso de construírmos uma sociedade justa e igualitária.
(Carlos: Professor da rede pública)
Posted by Picasa

Nenhum comentário:

Postar um comentário