segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Mipibu e o meio ambiente

A nossa cidade tem 167 anos de emancipação política e acumula diversos problemas que afetam a vida da população. São problemas de ordem social, política e econômica. A solução não está apenas na esfera educativa que já faz a sua parte, principalmente nas escolas quando orientam seus educandos para a percepção dessa realidade.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais, na área de ciências naturais, apontam objetivos importantes para nossa reflexão e fundamentação. Mostro aqui, apenas o primeiro objetivo do documento para o 4º e 5º ano do ensino fundamental. Que o aluno seja capaz de: "compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercícios de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia a dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito". Como vemos, a geração que passa pelo ensino fundamental cresce com essa mentalidade. Dessa forma alimentamos a esperança de um mundo melhor. Mas, enquanto estamos com uma educação avançada por outro lado o planeta vem sendo destruído à prestação. Que tal trazermos esse objetivo para nossas vidas?
Uma pista para nossa ação: mapear os lugares mais afetados pela poluição na cidade e depois conduzir o resultado ao Conselho Municipal de Saúde. (Carlos: Coordenador do Setor I, Centro)
Posted by Picasa

Nenhum comentário:

Postar um comentário