quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Formação Permanente é Solução

A formação é uma necessidade humana, temos fome e sede de conhecimento. Desde o surgimento da humanidade já havia esse interesse do homem pelo conhecimento. Ele, o homem, é condicionado para o conhecimento. "Conhecer é ser consciente de alguma coisa"(Batista Mondin). O conhecimento sempre foi sinônimo de poder. Garante a sua independência política, econômica e social. Mas, nossa época é marcada pela colonização do conhecimento. Por isso você pode ver alguém de sua classe social sendo cooptada para o lado dos poderosos. Será competência? Sim, competência a serviço dos que possuem mais recursos. Refiro-me aquelas pessoas que se orgulham de fazer o mal. Nesse sentido vendem suas almas.
Acredito na formação permanente e completa, que forme homens e mulheres nos princípios éticos, que os faça respeitar o lugar do outro. Precisamos aprender e desaprender. Aprender a conviver com as diferenças e os diferentes no respeito mútuo. Devemos aprender, também, a lutar pelos direitos contidos na legislação. Temos muito o que aprender ainda nesse mundo.
A arte de desaprender é de suma importância e exige conhecimento. É preciso desaprender uma série de coisas: dizer mentiras, levantar falso testemunho, condenar os justos, excluir os pobres, perseguir quem pensa diferente e tantas outras coisas mais. Que a sabedoria humana possa estar a serviço do bem e radicalmente do mais pobres, sem vez e voz no mundo. (Carlos: Professor)
Posted by Picasa

Nenhum comentário:

Postar um comentário