quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Nosso futuro está ameaçado?


(Fonte/ Foto: Planeta Educação)
O planeta continua gemendo e com ele os mais pobres que não tem poder para mudar a situação. É em nome do desenvolvimento que se destrói o ambiente à prestação. Aos poucos as pessoas vão adquirindo problemas respiratório, dando entrada nos hospitais precisando respirar um ar puro. Quantas conferências! As soluções são urgentes para o equilíbrio acontecer. "A era das protelações, das meia-medidas, das ações a curto prazo, dos adiamentos, está terminando. Em seu lugar estamos entrando numa era de consequências"(Winston Churchill, 1930). Aquela mentalidade de 1930 continua valendo em nossos dias na concepção dos grandes proprietários. Se não despertarmos uma consciência ambiental na sociedade humana, então, aos poucos perderemos de vista a beleza natural.
Os "poderosos" são socorridos pelo poderio econômico e até mesmo político. Mas a poluição é um fato que escandaliza. O homem como imagem e semelhança de deus não serve mais nessa sociedade que idolatra o poder, prazer e dinheiro. "A proposta capitalista colocou tudo a serviço da propriedade privada e do lucro"(CF 2010). Além dessa questão ambiental, temos ainda as relações no trabalho que são relações, em muitos casos, de exploração do homem pelo homem.
O ideal seria uma economia voltada para o bem comum. Que todas as pessoas alimentassem  uma consciência defensora do meio ambiente. Cabe a cada um, no seu território olhar e chamar mais um para olhar a realidade do lugar. Com os dias você terá vários olhares, você nunca ficará sozinho porque tem sempre alguém com a mesma angústia e indignação. O primeiro passo, vamos compartilhar esse texto e formar uma consciência de unidade na defesa de nossa "casa comum". (Carlos: bacharelando em teologia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário