terça-feira, 22 de janeiro de 2013

De Amanda Gurgel
Nota do mandato Amanda Gurgel sobre os ônibus 03 e 28

Ontem à noite, após 159 dias sem os ônibus 03 e 28, representantes do governo estiveram em Nova Natal, para conversar com a população. A reunião foi conseguida pela vereadora Eudiane Macedo (PHS), após audiência na Semob, com o novo governo. Os(as) vereadores (as) Amanda Gurgel (PSTU) e Sandro Pimentel (PSOL) participaram da reunião. O secretário-adjunto, Clodoaldo Cabral, apresentou a proposta que ele chamou de emergencial para o problema dos ônibus: alterar o trajeto dos ônibus 10 e 64, que passam a circular em trechos das linhas 03 e 28, já a partir de sábado.

A saída não resolve o problema da população. Mas foi aceita, até porque estes cinco meses foram terríveis para quem teve de andar até 4km para pegar um ônibus, para quem ficou exposto à violência na volta para casa, principalmente para as mulheres. A sensação para a população é de alívio, mas não podemos nos contentar com o que a Semob e o Seturn ofereceram. E lembrar que, se deram essa saída paliativa, foi por conta de uma luta que começou há muito tempo, pelos próprios moradores e estudantes.

A reunião de ontem mostrou um pouco do que vai se repetir em toda a cidade. Ficamos quatro anos com Micarla, afundados no lixo e nos buracos e, diante disso, qualquer coisa parece maravilhosa. Com Micarla não tinha nem merenda nas escolas. Agora basta voltar a merenda que tudo fica bem? Vamos fechar os olhos para o caos nas escolas, que permanece?

Com os ônibus é a mesma coisa, depois de quatro meses andando à pé, qualquer coisa que a Semob oferecesse pareceria uma grande dádiva. Mas não é. Se olharmos com calma, e a população vai ter tempo para perceber isso, a alteração do trajeto das linhas é um retrocesso em relação ao que se tinha antes, com o 03 e 28, mesmo com todos os problemas de lotação que se tinha.

Tudo parece indicar que se repita a história do "bode na sala". Em nenhum momento, o secretário-adjunto acenou com a volta destas linhas, que foi a principal reivindicação dos moradores e estudantes, em diversos atos no bairro e na Semob e em um abaixo-assinado. Apenas disse que ia avaliar estas mudanças, para melhorar o serviço. Desse jeito, podemos estar diante de uma saída “emergencial”, que acabe virando definitiva, sem a volta do 03 e 28. A luta não acabou.

Sabemos que as empresas Guanabara e Reunidas têm interesse em ampliar sua atuação nessas áreas. A arrecadação de passagens do 03 e do 28 chegava a cerca de R$ 1 milhão por mês. Que empresa que não quer assumir parte disso?

A "solução emergencial" da prefeitura coloca a população na mão dos empresários mais uma vez. Os mesmos que mantém a frota de ônibus mais antiga do país e que desrespeitam todos os dias a população. Na audiência, moradores reclamaram de que nos fins de semana, o trajeto do ônibus é simplesmente alterado. Isso ocorre permanentemente. O Seturn não sabia disso? A empresa não sabia? O desrespeito é diário e vai continuar. Já está acontecendo em outras partes da cidade, em outras linhas.

O momento de crise é o momento de saídas decisivas, de ter coragem para resolver os problemas. A situação dos ônibus em Nova Natal oferece todas as condições para que a prefeitura – agora um novo governo – assuma o dever que é seu, o de garantir o direito da população ao transporte. A empresa Riograndense não atende mais a população. Faliu. Na reunião, nosso mandato apresentou uma saída definitiva para a situação dos transportes, que é a criação de uma empresa municipal de transporte, que comece operando as linhas 03 e 28. Há todas as condições para isso, mesmo com o caos nas finanças do município. A Guanabara adquiriu novos ônibus por R$ 300 mil, cada um. É plenamente possível montar uma empresa pública, que enfrente o monopólio do Seturn, e garanta o direito da população e os empregos dos rodoviários. Que abra caminho para a estatização do sistema. Sem o objetivo do lucro, é possível ter ônibus baratos, de qualidade, adaptados, com ar condicionado e na quantidade necessária, em todos os horários. Para que permanecer na mão dos empresários? Para que transferir o controle sobre esse direito a eles, que já provaram que não se importam com os trabalhadores?

Nesta sexta-feira, 25, o mandato de Amanda Gurgel terá uma audiência com a secretária da Semob, Elequicina Santos. A reunião foi solicitada para discutir a situação de Nova Natal, mas também outros problemas, como as diversas mudanças de trajetos e retiradas de linhas, que vem afetando a população de diversos bairros, como Nova Descoberta, Parque das Dunas, e os estudantes da UFRN.

Na reunião, vamos apresentar a proposta da empresa pública. Estamos estudando o tema, levantando os números e estamos convencidos de que não só é urgente e necessário, como plenamente viável. Não vamos deixar passar essa oportunidade de usar a falência de uma empresa, para retomar o controle público sobre esse direito. Construindo uma empresa pública, que será um patrimônio e um exemplo, inclusive em um momento em que a cidade e a Câmara se preparam para discutir e decidir a nova Lei de Licitação do Transporte da cidade, previsto para esse ano.

Natal, 23 de janeiro de 2010
Mandato Amanda Gurgel (PSTU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário