domingo, 23 de setembro de 2012

Um projeto de leitura: a biblioteca vai à sala de aula

| Ensino Fundamental - Maria Inês Miqueleto

O carrinho de leitura circula por todas as salas da escola. Mesmo que não saibam ler, os alunos precisam entrar em contato com textos diariamente.
Na Escola Maria Aparecida, há um projeto de leitura, que envolve várias ações para despertar nas crianças o hábito de leitura. Uma dessas ações é o incentivo ao uso da sala de leitura para pesquisas e empréstimos de livros.
Hoje, contamos com uma profissional que trabalha nesse espaço, mas, em 2008, quando me tornei coordenadora dos anos iniciais do Ensino Fundamental, a escola não contava com uma pessoa para que a biblioteca funcionasse todos os dias de manhã e à tarde. Então, resolvi levar a sala de leitura para as classes.
Não bastaria levar só livros, mas sim, diferentes portadores de textos, ou seja, gibis, revistas, jornal, entre outros. Os acervos para leitura nós tínhamos e eles chegam à escola via Programa Ler e Escrever da Secretaria de Estado da Educação e via Programa Nacional Biblioteca na Escola da FNDE.
Com essa ideia e com o acervo da escola, faltava apenas um suporte que facilitasse o transporte do material de leitura até as salas de aula. Então, resolvi criar projeto “Carrinho de Leitura”, que continua sendo utilizado até hoje. Trata-se de um carrinho de supermercado pintado de vermelho para chamar a atenção das crianças da escola. Nele, eu organizo várias opções de leitura: livros de literatura infantil, gibis, revistas voltadas para o público infantil, de curisiodades, de Ciências, etc. O carrinho tem trinta volumes de cada tipo de texto. Organizo um cronograma para que o Carrinho de Leitura possa ir para todas as salas durante o ano todo, veja aqui um modelo.
De posse do cronograma, os professores organizam, em suas rotinas semanais, atividades de leitura com o acervo que se encontra no carrinho.
Nos 2º e 3º anos, os professores fazem um trabalho que chamamos de “explorar os diferentes portadores de texto”, proporcionando aos alunos (mesmo aos que ainda não sabem ler), o contato com diferentes suportes de texto e a leitura propriamente dita. Nos 4º e 5º anos, a biblioteca na sala de aula, possibilita um tempo para que os alunos possam escolher e fazer uma leitura. O resultado pode ser uma indicação literária ou uma roda de biblioteca.
Enfim, a biblioteca na sala de aula tem sempre um objetivo específico e com relação aos acervos, atualizo-os a cada vinte ou trinta dias. Ah! Ia me esquecendo. O carrinho tem um estacionamento. Fica na sala 7 e são as próprias crianças, solicitadas pelos professores, que vão buscá-lo e devolvê-lo.
Num outro post posso escrever sobre outras ações que desenvolvemos para incentivar a leitura.
(fonte: Nova Escola)

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