quinta-feira, 27 de setembro de 2012

|

Núncio Apostólico visita bispos do Consep



O cardeal dom Raymundo Damasceno, arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da CNBB, acolheu o Núncio Apostólico no Brasil, dom Giovanni d'Aniello, na sede da Conferência, para a celebração da eucaristia e para um pronunciamento no início dos trabalhos da reunião do Consep na manhã desta quarta-feira, 26 de setembro.
“Uma reunião do Consep é sempre um tempo forte da Igreja no Brasil, porque se trata de um momento em que os bispos se reúnem não só como membros da Conferência Episcopal, mas, sobretudo, como grupo responsável pelo planejamento, execução e revisão de toda a ação pastoral da Igreja no país”, disse o Núncio. Dom d´Aniello reconhece que mesmo considerando as particularidades regionais, “a ação duma Igreja local sempre num contexto e uma sintonia total com a ação e as diretrizes da Igreja Universal, ou, se quisermos, num perfeito ´sentire cum Ecclesia´”, acrescentou o representante diplomático da Santa Sé.
Dom d´Aniello sublinhou que a Igreja no Brasil se prepara para viver três momentos importantes de sua caminhada eclesial: a abertura do Ano da Fé, o início do Sínodo dos Bispos sobre nova evangelização para a transmissão da fé cristã e a celebração do Cinquentenário do Concílio Ecumênico Vaticano II. O Núncio destacou o nexo íntimo que existe entre os três acontecimentos e lembrou que essa ligação vem responder ao problema já sentido pelo apóstolo Paulo e registrado na Carta aos Romanos: “Ora, como invocarão aquele em quem não creram?”.
“Queridos irmãos, conscientes do fato de sermos convocados e enviados a pregar o Reino de Deus, ou seja, Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida, sabemos também que a firmeza e a convicção desta missão necessita da luz que vem do alto”, lembrou o Núncio. E pediu: “Por isso, através da oração, é necessário que estejamos sempre à escuta do que o Senhor nos quiser indicar, especialmente a partir do Santo Sacrifício do Altar”.
Na conclusão do seu depoimento, dom d´Aniello, lembrou uma passagem da homilia do Papa Bento XVI no início do seu pontificado: “A Igreja no seu conjunto e os pastores nela, como Cristo devem pôr-se a caminho para conduzir os homens para fora do deserto, para os lugares da vida, da amizade com o Filho de Deus, para Aquele que dá a vida, a vida em plenitude”.
Fonte: CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário