domingo, 23 de setembro de 2012

|

Arquidiocese de Maceió se reúne clero para encontro de formação



A Arquidiocese de Maceió proporcionou para o seu clero um encontro de formação desde a segunda, 17, até esta quinta, 20, para o aprofundamento sobre a Pessoa do ministro ordenado no Concílio Vaticano II. O evento aconteceu no Recanto Sagrado Coração de Jesus, localizado no bairro da Serraria, e contou com a participação do Padre Antonio Régis Brasil, doutor em Teologia Dogmática e pertencente à Diocese de Pelotas (RS).
Dentre as diversas colocações, o sacerdote explanou sobre aspectos da eclesiologia nos dois primeiros dias e então se adentrou na cristologia nos dois últimos dias. Com linguagem clara, remeteu a muitas situações do Concílio Vaticano II que não estão nos documentos conciliares, pois são frutos de perspectivas e opiniões pessoais de inúmeros bispos que se fizeram presentes no evento e registraram em comentários, cartas e diários, espalhados pelo mundo. Desta forma, tornou-se perceptível quais as questões mais difíceis de terem sido mudadas e quais as tensões ocasionadas durante as reuniões conciliares.
“Lembro-me que ainda como seminarista, rezávamos a oração feita pelo Papa João XXIII pedindo um novo pentecostes para a Igreja, como assim aconteceu”, afirmou em uma de suas colocações. Em suas temáticas, colocou com veemência pensamentos de teólogos como Yves Congar, ao afirmar que o documento sobre a Igreja, Lumen Gentium, realizou uma revolução copérnica ao deslocar o capítulo sobre a hierarquia para depois do conceito de Igreja como povo de Deus.
Estiveram no encontro de formação, o arcebispo da Arquidiocese de Maceió, Dom Antônio Muniz, junto a padres, diáconos permanentes e transitórios, como também homens casados candidatos ao diaconato permanente. 
Fonte: Pascom da Arquidiocese de Maceió

Nenhum comentário:

Postar um comentário