terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Tudo fala de Ti, tudo prepara para Ti, tudo Te anuncia!


“Predito por todos os profetas,
esperado com amor de mãe pela Virgem Maria,
Jesus foi anunciado e mostrado presente no mundo por são João Batista.
O próprio Senhor nos dá a alegria de entrarmos agora no mistério do Seu Natal,
para que Sua chegada nos encontre vigilantes na oração e celebrando os Seus louvores” (Liturgia do Advento).

Em que sentido podem os cristãos afirmar que Jesus foi “predito por todos os profetas”? Não seria esta afirmação um exagero, uma extrapolação? Não!
Os cristãos não afirmam que todos os profetas falaram explicitamente do Messias que viria; não afirmam também que todos os livros das Escrituras dos judeus falam explicitamente do Messias que viria.
Os cristãos professam, sabem e têm convicta e serena certeza que toda a Escritura e toda a história de Israel, antigo povo de Deus, caminham misteriosamente para o Cristo Jesus. Neste sentido, é toda a Escritura, é toda profecia, é cada acontecimento da história do Israel da Antiga Aliança que, pouco a pouco, apontam para o Cristo, testemunham-No, levam a Ele, na medida da presciência misteriosa do Deus Santo, que no Espírito do Seu Filho já falava pelos profetas e já fecundava a toda a história de Israel, mesmo nos seus momentos mais obscuros e sofridos... “Como é profunda a riqueza, a sabedoria e a ciência de Deus! Como são insondáveis as Suas decisões, e como são impenetráveis Seus caminhos! Quem poderá compreender o pensamento do Senhor? Quem foi o Seu conselheiro? Quem Lhe emprestou alguma coisa, para que Ele tenha algo a devolver? Porque todas as coisas vêm Dele, por meio Dele e vão para Ele. A Ele pertence a glória para sempre. Amém” (Rm 11,33-36).



Escrito por Dom Henrique 

Nenhum comentário:

Postar um comentário