Bento XVI aceita renúncia do Patriarca Caldeu e convoca Sínodo
Cidade do Vaticano (RV) - O Santo Padre aceitou a renúncia ao governo pastoral da Igreja Caldéia apresentada por sua Beatitude Cardeal Emmanuel III Delly, de 85 anos, Patriarca da Babilônia dos Caldeus, no Iraque. Bento XVI também convocou o Sínodo dos Bispos da mesma igreja para eleger o seu sucessor no dia 28 de janeiro de 2013, encarregando o Prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais, Cardeal Leonardo Sandri, para presidi-lo.
Segundo as normas do Direito canônico, até a eleição do novo Patriarca, o Administrador da Igreja Caldéia será o Arcebispo titular de Nisibi dos Caldeus, Dom Jacques Ishaq.
O Cardeal Emmanuel III Delly foi eleito Patriarca em Roma em 2003 pelo então Papa João Paulo II e criado cardeal por Bento XVI no Consistório de 24 de novembro de 2007. Foi Presidente da Assembléia dos Bispos Católicos do Iraque enquanto era Patriarca, representando a comunidade católica nos contatos com as autoridades civis.
Entre as suas responsabilidades, estava a de Consultor da Pontifícia Comissão para a Revisão do Código do Direito Canônico Oriental e Consultor da Comissão para as Relações com o Islã. Pelo direito canônico, como Patriarca era membro da Congregação para as Igrejas Orientais por direito. (JE)
Nenhum comentário:
Postar um comentário