Patriarca Gregorios III Laham: "Natal, tempo de reconciliação e paz"
Damasco (RV) - O Patriarca greco-católico melquita de Damasco, Gregorios III Laham, pediu a reconciliação e paz na Síria.
Numa mensagem, o Patriarca recorda que "o Natal é um tempo de reconciliação em que não obstante o sofrimento, terror, morte, destruição e emigração é preciso fazer ressoar os cantos dos anjos e esperar num futuro em que a humanidade viva em paz, no diálogo e no respeito recíproco."
"Paz, diálogo e respeito são esses os valores que estão na base de uma verdadeira Primavera Árabe e não a vingança e o egoísmo, do qual está cheio o mundo árabe com derramamento de sangue e sofrimento para milhões de crianças de várias denominações religiosas. Este é o verdadeiro perigo para os nossos países"
O patriarca reivindica para os cristãos do Oriente Médio e para os sírios em particular, "a busca da reconciliação de maneira não violenta. Ninguém tem o direito de nos confinar dentro de uma facção e nos armar. Queremos a reconciliação seguindo o Evangelho. A reconciliação evita parcialidade, cura as feridas, supera o ódio, constrói pontes de diálogo e respeito, faz reconquistar uma vida normal, ajuda os pobres e os atingidos por conflitos. Esse é o caminho para construir um futuro não somente na Síria".
A mensagem reitera o compromisso da Igreja junto aos deslocados, refugiados, órfãos, viúvas, pobres e daqueles que têm medo e que vacilam diante do momento presente.
As orações do Patriarca se estendem ao Líbano, Jordânia, Palestina, mártir por suas divisões internas e por aquelas do mundo árabe, e Israel, "que não sabe que sua salvação está no mundo árabe e não em outro lugar". (MJ)
Nenhum comentário:
Postar um comentário