quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Paróquia vaticana propõe presépio inspirado no Ano da Fé



Cidade do Vaticano (RV) - O presépio montado na paróquia do Papa, a Paróquia de Nossa Senhora Sant'Ana no Vaticano, evoca a Carta Apostólica Porta fidei, com a qual Bento XVI convocou o Ano da Fé, recentemente iniciado.

De fato, o pároco, Pe. Bruno Silvestrini, quis uma cenografia que evoca a encarnação de Deus no mundo, que depois leva o homem à porta da fé, a porta de saída de onde o homem chega ao mundo para ser testemunha da fé.

O presépio será inaugurado na noite de 24 de dezembro, às 23h30, e no dia 26 será abençoado pelo vigário-geral do Papa para o Estado da Cidade do Vaticano, Cardeal Angelo Comastri, que presidirá a missa das 18h.

"Assim como os pastores foram ver o Menino Jesus e voltaram anunciando em suas vidas aquilo que viram, do mesmo modo também nós que observamos o presépio devemos oferecer o nosso testemunho ao mundo", explica o religioso salesiano.

A ideia de um presépio que evidencia a gruta de Belém, onde Deus se manifesta aos simples e aos pequenos, nasce para tornar o homem de hoje protagonista, com as suas insatisfações, as esperanças desiludidas e a contínua precariedade da qual sofre.

A novidade do presépio está na porta que se abre atrás da sagrada representação, a Porta da Fé, que traz consigo o símbolo do Ano da Fé, significando que se sai da gruta para voltar à cotidianidade, tendo acolhido a mensagem dos anjos.

"Quem acolhe o anúncio dos anjos adora o Senhor, sai pela porta com o grande dom da fé e entra no mundo com o coração renovado", explica Pe. Silvestrini. (RL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário