sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

SETORIZAÇÃO



A setorização:
O lugar essencial para evangelizar e testemunhar Cristo
Todo tempo é tempo de evangelização. Esse é um axioma cristão que marca a comunidade daqueles que se definiram por Jesus Cristo. Aceitar o seguimento de Cristo significa conversão total ao seu projeto de amor. Nesse sentido, é importante compreendermos que a missão é Jesus que nos dá desde o nosso batismo. A vida cristã tem sentido quando a partir de Cristo lutamos contra toda forma de opressão, quando assumimos a militância cristã em defesa principalmente dos mais pobres.
A setorização de nossa paróquia autentica a evangelização, pois saímos da tranquilidade para enfrentarmos desafios da pos modernidade. A abertura para a setorização, em outras palavras, significa que a Igreja samaritana é uma Igreja que se faz servidora como foi Jesus Cristo. A alienação farisaica não afeta aqueles que bebem da fonte do Documento de Aparecida. O Documento de Aparecida apela para a missão, convoca todos a se apresentarem como discípulos missionários.
Para quem está embasado pela pastoral de eventos, sinta-se convidado a abrir os olhos para a proposta da Igreja na América Latina e no Caribe. Atualize-se pelo Documento de Aparecida, participe dos setores missionários e colabore porque você também é Igreja. Quem se assusta e rejeita a área periférica de nossa paróquia, certamente responde com um não ao chamado de Cristo que diz: “Quem quiser me seguir, renuncie a si mesmo, pegue a sua cruz e siga-me”. É preciso lembrar que somos todos Igreja.
O conteúdo da setorização é a Palavra de Deus. Esta exige desapego, compromisso, responsabilidade e amor preferencial pelos mais pobres. “Lembre-se, porém, de que a leitura da Sagrada Escritura deve ser acompanhada da oração, para que seja possível o colóquio entre Deus e o homem, pois “com ele falamos quando rezamos e a ele ouvimos quando lemos os divinos oráculos”( DV 25 ). Podemos fazer uma reflexão sobre a questão em pauta. Não há um outro lugar tão sensível à presença de Deus quanto o coração dos mais necessitados, dos mais carentes, dos excluídos. A construção pela paz, justiça e a unidade continua. Contamos com a participação de todas as lideranças católicas. (Carlos: Movimento Fé e Luz)



Nenhum comentário:

Postar um comentário