sexta-feira, 26 de outubro de 2012

  
  

  Home > Igreja > 26/10/2012 18:34:30
 



Sudão: dramático apelo em favor da popução vítima de guerra


Cartum (RV) - A comunidade internacional recebeu um apelo dramático do bispo sudanês de Kadugli, em Kordofan do Sul, Dom Andudu Adam Elnail, pedindo ajuda emergencial para a população devastada pela guerra travada entre o Norte e o Sul do Sudão."Temos mais de 11 mil crianças em idade escolar e pedimos à comunidade internacional que ajude as mesmas a irem à escola. Precisamos de comida e remédios, porque estamos perdendo três crianças por dia. As pessoas procuram cultivar a terra e são atacadas ", disse Dom Elnail, citado pela Agência católica africana Cisa.

Segundo os últimos dados da ONU, mais de 900 mil pessoas estão deslocadas ou agredidas por violentos combates entre as tropas do governo sudanês e milícias de rebeldes do Movimento de Libertação do Povo do Sudão do Norte.

O único obstáculo para a ajuda humanitária, denuncia Dom Elnail, agora é representado pelo governo sudanês: "As dificuldades de comunicação estão superadas. As agências humanitárias estão prontas, têm comida e dinheiro e não podem esperar, porque as pessoas estão morrendo ", disse o prelado.

Apesar de um acordo firmado em agosto passado com a mediação das Nações Unidas e da União Africana, após mais de 16 meses de negociações, nenhum agente humanitário até agora cruzou o Sudão em áreas controladas pelo Splm-N, e nenhuma ajuda foi distribuída.

O conflito armado no Kordofan do Sul, estourou na véspera da independência do Sudão do Sul em 9 de julho de 2011. A área é disputada pelos governos de Cartum e de Juba por causa a suas ricas jazidas petrolíferas.(MP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário