quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Home > Igreja > 23/10/2012 12:19:01




Congo: sequestrados 3 religiosos


Kinshasa (RV) – Três religiosos congoleses da Congregação dos Agostinianos da Assunção foram sequestrados no último sábado às 21hh0 (locais) no convento da Paróquia de Nossa Senhora dos Pobres em Mbau, cerca 20 quilômetros de Beni, na Província do Norte-Kivu; deste então não se tem notícias dos Padres Jean-Pierre Ndulani, Anselme Wasinkundi e Edmond Bamutute, levados por um grupo de homens armados, enquanto estavam assistindo televisão.

O Bispo de Beni, Dom Paluku Sikuly Melchisedech, afirmou que não se sabe nada da identidade do grupo de sequestradores e que até o momento não houve qualquer contato. Acrescentou que há muitos grupos armados na região que usam da violência e criam instabilidade, atingindo sempre os civis. É a primeira vez que na Diocese de Beni são sequestrados sacerdotes e religiosos.

“Aos sequestradores pedimos que libertem o quanto antes e sem alguma condição os sacerdotes que estão aqui para servir a Igreja e apoiar a população local que muito necessita deles”, afirmou à emissora local, Dom Sikuly, pedindo também “a intervenção das autoridades congolesas”.

De acordo com algumas fontes locais, os agressores, um grupo de dez homens bem armados, falavam swahili, o que significa que não eram a região. Fontes independentes atribuem o sequestro aos rebeldes ugandeses de Adf-Nalu, ativos na área e no passado já responsáveis de ações semelhantes contra os civis da área de Mbau-Beni. (RV)

Não se exclui, porém, que se trate de um sequestro com objetivo de extorsão ainda que alguns pensem que a ação seja um aviso à Igreja católica que defende a castigada população local. (SP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário