sexta-feira, 14 de setembro de 2012


  Página Principal   >>   Notícias 

Exaltação da Santa Cruz
14/09/2012
Da RedaçãoA+a-ImprimirAdicione aos FavoritosRSSEnvie para um amigo

A Festa da Exaltação da Santa Cruz celebra o Cristo vencedor. Para os cristãos, a cruz é o maior símbolo da fé. Ela recorda o Cristo crucificado, o seu sacrifício, o seu martírio, que trouxe aos homens a salvação. É o símbolo mais eloqüente do amor de Deus. Na cruz, Jesus venceu a morte e deu a vida eterna à humanidade.

Foi a imperatriz santa Helena quem descobriu as relíquias da santa cruz, no dia 14 de setembro de 320. Essas relíquias foram, então, levadas para a Basílica do Santo Sepulcro, em Jerusalém, no dia 14 de setembro do ano 335. A partir dessa data, toda a Igreja passou a celebrar a festa da “Exaltação da Santa Cruz”.

A importância da festa está na força salvífica que Jesus manifestou sobre o madeiro, já que a salvação e a vida eterna vêm do Cristo levantado no alto da cruz, de onde Ele atraiu para si os olhares de toda a humanidade.

O Antigo Testamento narra que, no deserto, o povo se revoltou e murmurou contra Deus e contra Moisés (Nm 21,4-9). Serpentes venenosas picaram muitos israelitas, que morreram. O povo, arrependido, suplicou a Moisés: “Roga a Deus que nos livre das serpentes”. Moisés intercedeu pelo povo e, inspirado por Deus, elevou uma serpente de bronze. Aquele que fosse mordido, se olhasse para ela seria salvo. Dessa forma, a serpente erguida no deserto simboliza o Cristo elevado na cruz, que salva da morte do pecado. “Pois Deus não enviou seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele” (v. 17).
* Fotos: Arquivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário