sexta-feira, 14 de setembro de 2012


    Home > Viagens apost�licas > 2012-09-14 18:01:46 
A+ A- imprimir e-mail esta notícia Share on Facebook



Repensar o presente, em vista do futuro, com o olhar de Cristo: Bento XVI, sobre a Exortação Apostólica "Ecclesia in Medio Oriente" 


Bento XVI encontra-se desde o princípio desta tarde em Beirut, para uma visita de três dias ao Líbano. Uma viagem apostólica, a vigésima quarta do seu pontificado, motivada antes de mais pelo desejo de entregar solenemente aos pastores e fiéis do Médio Oriente a Exortação Apostólica correspondente ao Sínodo dos Bispos sobre esta região, que se realizou no Vaticano em 2010.
Aparte o momento da chegada, no aeroporto, este primeiro dia da visita ficou marcado precisamente pelo encontro – celebração que teve lugar na basílica greco - melquita de São Paulo, às 18 horas locais, para a entrega da referida Exortação Apostólica pós-sinodal “Ecclesia in Medio Oriente”.
Nela participaram mais de 400 pessoas. Antes de mais, das diversas comunidades eclesiais libanesas: patriarcas e bispos, mas também padres, religiosos e religiosas e fiéis leigos. Participaram também representantes de outras componentes da sociedade libanesa: delegação da comunidade ortodoxa, muçulmana e drusa.
Na sua intervenção, Bento XVI sublinhou a coincidência de a assinatura e entrega deste importante documento pós-sinodal tenha lugar precisamente na festa da Exaltação da Santa Cruz.

“A Exortação apostólica deve ser lida e interpretada à luz da festa da Santa Cruz, nomeadamente à luz do monograma de Cristo, o X e o P (rô), as duas primeiras letra da palavra “Cristos”. Descobre-se assim a verdadeira identidade dos batizados na Igreja, um constante apelo ao testemunho na comunhão.”

Comunhão e testemunho radicados no mistério pascal, na morte e ressurreição de Cristo. Elo fundamental entre Cruz e Ressurreição. Exige um ato de fé… e um ato de esperança – sublinhou Bento XVI, que fez notar que “os Padres Sinodais refletiram sobre a situação atual no Médio Oriente, sobre as dificuldades e esperanças dos cristãos que vivem na região.”

“Toda a Igreja pôde assim escutar o grito ansioso e advertir o olhar desesperado de tantos homens e mulheres que se encontram em difíceis situações humanas e materiais, que vivem fortes tensões, com medo e inquietação, e que querem seguir a Cristo – Aquele que dá sentido à sua existência, mas que muitas vezes disso são impedidos”.

Ecclesia in Medio Oriente permite repensar o presente em perspetiva do futuro com o próprio olhar de Cristo: “As orientações bíblicas e pastorais, o convite a um aprofundamento espiritual e eclesiológico, a renovação litúrgica e catequética, o convite ao diálogo – todo isto quer ajudar-nos a seguir a Cristo no contexto difícil, muitas vezes doloroso, um contexto eu poderia fazer surgir a tentação de ignorar ou esquecer a Cruz gloriosa”

“E é precisamente então que há que celebrar a vitória do amor sobre o ódio, do perdão sobre a vingança, do serviço sobre o domínio, da humildade sobre o orgulho, da unidade sobre a divisão”.

A Exortação – observou ainda o Papa – abre um verdadeiro diálogo inter-religioso fundado sobre a fé em Deus Uno e Criador, e deseja contribuir para “um ecumenismo cheio de fervor humano, espiritual e caritativo, na verdade e no amor evangélico”.






Quem somosHorário dos programasEscreva à redaçãoProdução RVOutras línguasSanta SéCidade do Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário