quinta-feira, 13 de setembro de 2012

VOTO CONSCIENTE

  Página Principal   >>   Notícias 

Por um voto consciente
11/09/2012
Raquel AraujoA+a-ImprimirAdicione aos FavoritosRSSEnvie para um amigo

Em contagem regressiva para o dia das eleições, é chegado o momento de intensificar a preparação e refletir sobre a história de cada candidato. É da responsabilidade de todo o cristão dar ao desafio eleitoral uma resposta à luz da fé, como bem recorda o Concilio Vaticano II: “Todos os cidadãos se lembrem, portanto, do direito e, simultaneamente, do dever que têm de fazer uso do seu voto em vista da promoção do bem comum.” (“Gaudium et Spes”, nº75).

Em consonância à missão da Igreja de conclamar os fiéis para que cada um assuma suas responsabilidades com empenho e coerência no que diz respeito às eleições, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil lançou a campanha “Voto Consciente- Eleições 2012.”

Produzida em parceria com o Núcleo de Estudos Sociopolíticos (NESP) da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), a campanha Voto Consciente conta com vídeos, spots para rádios e texto com orientações para o voto consciente/cidadão e pelo voto limpo. O Secretário Geral da CNBB esclareceu que esse foi um meio encontrado para ajudar o cidadão na hora de fazer a sua escolha:

— A CNBB sempre se preocupou com o voto consciente e se preocupou também com as pessoas que estão à frente das nossas cidades, estado e municípios, para que pensem o bem comum (...) O nosso objetivo é poder ajudar a eleger homens e mulheres que pensem no bem da comunidade, das pessoas e, especialmente, dos mais pobres, explicou.
Em artigo publicado neste Portal, o Vigário Episcopal para a Caridade Social, Cônego Manuel Manangão, defende uma séria reflexão, à luz do Evangelho e da Doutrina Social, na escolha daquele que mais lhe parece corresponder às propostas que servem ao bem comum.

“O voto consciente é um dever. O primeiro passo é examinar os programas dos candidatos, compará-los com os ensinamentos da Igreja, discernir a capacidade efetiva de cada um na concretização daqueles planos de desenvolvimento integral, no respeito pela verdade e na justiça. (...) O verdadeiro compromisso político inclui a preservação da vida, em todas as suas formas e etapas, desde a concepção no seio materno até a proteção e o apoio na velhice: o aborto, por exemplo, deve ser claramente condenado como oposto à Lei divina e à fundamental dignidade da própria criatura racional.”, firmou.

Todo o material da Campanha Voto Consciente ficará disponível para download no site da CNBB (www.cnbb.com.br ) para assim contribuir para o esclarecimento da população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário