quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Educação




A REALIDADE DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Todos os anos somos marcados com os índices negativos da evasão escolar por parte de jovens e adultos. Uma triste realidade que nos deixa aflitos. É interessante um olhar sobre a vida dos jovens e adultos e ver a realidade que o cerca. Nesse sentido, aparece o contexto sociocultural e a realidade escolar que são determinantes para compreendermos o chão que pisamos. O educador de jovens e adultos tem que conhecer essa realidade para saber fazer intervenções necessárias. Um aspecto importante é a relação com o outro, conquistar a confiança e construir uma ponte dialógica para que ambas as partes possam juntas se fortalecerem e eliminar gradualmente a evasão que nos ameaça.
O educador de jovens e adultos toma a iniciativa de projetar o caminho novo da escola, um caminho de relações de ajuda, crescimento intelectual a partir da história de cada um. Uma renovação na escola é tão necessária quanto o ar que respiramos. Uma renovação que começa pela consciência. A escola que preza pela formação humana contribui para a vida e dá sentido ao ambiente. Ela cumpre seu papel.
Escola e projeto formam uma unidade. Desse modo, não podemos voltar ao que era antes. A educação bancária deixou claro uma separação estrutural entre aquele que sabe e o que nada sabe. Contestamos, essa dinâmica vai de encontro a pedagogia de Paulo Freire. Temos, hoje, as possibilidades de fomentar a mudança, a renovação e inovação. (Carlos: Professor da escola pública)

Nenhum comentário:

Postar um comentário