sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Espanhóis e imigrantes: caminhar juntos na esperança



Madri (RV) - No próximo dia 20 de janeiro, a Igreja na Espanha, acolhendo o convite do Papa Bento XVI, celebrará o Dia Mundial das Migrações.

Em preparação a esta data, os bispos da Conferência Episcopal Espanhola dirigiram uma mensagem de alento e esperança aos imigrantes, seguindo o tema desta edição de 2013: "Migrações: Peregrinação de fé e esperança".

"Quantas vezes essa peregrinação não se torna frustrada", escrevem os bispos, recordando que com frequência o migrante encontra um deserto a atravessar ou o mar abaixo dos pés. "Não deixa de nos ferir a tragédia de muitos migrantes que deixaram e continuam deixando suas vidas no mar".

Os bispos denunciam "o abuso das máfias que exploram e traficam as necessidades dos migrantes", e pedem medidas mais generosas na hora de regular os fluxos migratórios; medidas que no se reduzam ao fechamento hermético das fronteiras ou ao endurecimento das sanções contra os irregulares.

Referindo-se à crise econômica que a Espanha está vivendo, a Conferência Episcopal recorda que a falta de perspectiva profissional reduziu o saldo entre ingressos e saídas em 120 mil pessoas em nove meses. A crise, além disso, está levando os espanhóis, sobretudo jovens, a emigraram para outros países da Europa.

Os Bispos então fazem um apelo para que espanhóis e migrantes unam suas forças para caminhar sempre adiante, recordando que "a virtude teologal da esperança alimenta as esperanças humanas de progredir, de melhorar, de não ceder ao desalento".

(BF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário