sábado, 5 de janeiro de 2013

Amor humano



Como explicar o amor humano como dom de si?
“A pessoa é, portanto, capaz de um tipo de amor superior: não o amor da concupiscência, que vê só objetos com que satisfazer os próprios apetites, mas o amor de amizade e oblatividade, capaz de reconhecer e amar as pessoas por si mesmas. É um amor capaz de generosidade, à semelhança do amor de Deus; querer bem ao outro porque se reconhece que é digno de ser amado. É um amor que gera a comunhão entre as pessoas, visto que cada um considera o bem do outro como próprio. É um dom de si feito àquele que se ama, no qual se descobre, se concretiza a própria bondade na comunhão de pessoas e se aprende o valor de ser amado e de amar” (Sexualidade Humana, 13).
A Igreja nos dá a resposta que precisamos para exercermos a nossa vocação com o apetite natural do amor. Amor como a possibilidade de entrar em comunhão com o outro sem diminuição. Somos imagem e semelhança de Deus. Portanto, existimos para amar e ser amado. “Considerar o bem do outro como próprio” é considerar possível a convivência humana pautada no diálogo e no respeito. (Carlos)

Um comentário:

  1. Caro senhor, em São José de Mipibu, há muita gente carecendo de espiritualidade, principalmente alguns que se utilizam dessa ferramenta para se sentirem poderosos e atacarem e fazerem o mal aos semelhantes. Parabéns pelas palavras sábias e providas de conteúdo para o espírito humano.

    ResponderExcluir