quinta-feira, 28 de junho de 2012

A Igreja no Mundo
A Igreja existe para ser "Sal da Terra e Luz do Mundo", toda inteira a serviço do Reino de Deus. Há muitas mudanças e transformações na humanidade tão rápidas que muitos se tornam esquecidos ou marginalizados das rodas sociais. A Palavra de Deus faz uma opção clara pelos esquecidos e marginalizados do mundo inteiro. Deus vai ao encontro da humanidade para libertá-la do pecado. "Iahweh disse: Eu vi, a miséria do meu povo que está no Egito. Ouvi seu grito por causa dos seus opressores; pois eu conheço as suas angústias"(Ex 3,7). Diante disso, como ser cristão num mundo em que os valores estão sendo sepultados? A realidade social não pode ser camuflada por "festas"que anestesia boa parte da sociedade. Por isso que é importante refletir sobre a Palavra de Deus. Qual o chamado de Deus para a comunidade de fé? Nesse contexto, ser Igreja é estar a serviço do Reino de Deus.
A dignidade da pessoa humana deve estar em primeiro lugar. Quando cresce a violência, a desagregação da família, insegurança, ódio e rancor, é sinal da decadência da sociedade. O imperialismo do pecado cresce na medida em que os homens de boa vontade silenciam. Por isso, é preciso gritar contra a desumanização da sociedade. Não somos chamados a fazer um discurso sobre Deus e a Igreja. Somos chamados, sim, a colocar em prática a Palavra de Deus.
Como Igreja estamos no mundo para Evangelizar. É necessário participação na vida dos pobres e escutá-los. Sendo assim, conhecemos a verdade sobre os mais pobres e as razões de sua pobreza. A todos que estão nos setores missionários evangelizando, que não tem vergonha de estar com os pobres, continuem firmes na fé. Para Cristo e para a Igreja firmes na fé e na esperança de um mundo melhor.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário