terça-feira, 26 de junho de 2012

Mês dos Padroeiros e a Missão Permanente
O mês de julho que se aproxima é dedicado aos nossos padroeiros, Santana e São Joaquim, mas também intitulado como mês missionário. Estamos em todos os cantos da paróquia através da setorização. Podemos dizer que houve uma descentralização, saímos do centro e conseguimos alcançar um número maior de pessoas. Estamos falando da preparação para as festividades dos padroeiros nos setores missionários. Nesse período, os missionários estão na base da paróquia promovendo o que há de melhor na comunidade, a Palavra de Deus. Este ano, os setores recebem grande reforço para jornada missionária, são os seminaristas do Seminário São Pedro. Eles, a partir do dia 1º de julho, iniciam suas atividades missionárias desenvolvendo os temas: família, liturgia, juventude, bíblia-catequética e dízimo. Tudo isso dentro do contexto dos 250 anos da paróquia e do Congresso Eucarístico.
Um aspecto importante nos setores missionários decorre dos seus componentes que são chamados pelo Documento de Aparecida de discípulos missionários, estes fazem a experiência de comunhão e participação. A visita de casa em casa é um momento importante em que somos o mensageiro e Jesus é a mensagem. É importante dizer que na medida em que os movimentos, pastorais e grupos se desenvolvem como discípulos e missionários, aí os setores estarão fortalecidos porque a Palavra de Deus passa a ser fonte de sua espiritualidade. O setor missionário, atualmente é um espaço de evangelização e aprendizagem. 
As diretrizes nos mostra como a setorização é importante na formação de comunidades e lideranças. "A setorização da paróquia pode favorecer o nascimento de comunidades, pois valoriza os vínculos humanos e sociais. Assim, a Igreja se faz presente nas diversas realidades, vai ao encontro dos afastados, promove novas lideranças, e a iniciação à vida cristã acontece no ambiente em que as pessoas vivem"(DGAE). Essa é  a nossa grande meta, formar comunidades e lideranças que possam assumir o seu papel de discípulos missionários de Jesus. ( Carlos, Setor I do centro )

Nenhum comentário:

Postar um comentário