sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Qual é o papel do cristão no terceiro mundo?

O Cristão no Terceiro Mundo
A expressão terceiro mundo designa o mundo ignorado, explorado e desprezado pelos que se dizem potências. É mundo visto de um ângulo capitalista como um produto a ser explorado. Essa expressão, terceiro mundo, foi usada pela primeira vez pelo demógrafo francês Alfred Sauvy (1952) num artigo intitulado: “Três mundos, um planeta”. Aqui estamos no terceiro mundo, o mundo que abrange os mais pobres. Quem são os mais pobres? Os moradores de rua, os que vivem de salário de fome, desempregados, subempregados. Todos que estão submetidos pelo modelo econômico a viverem de migalhas.
O papel do cristão nesse mundo é denunciar os responsáveis pela miséria criada no mundo com terras agricultáveis e produção de alimentos em abundância. O grande pecado social está aí, a fome e o empobrecimento são criação do modo de produção que acumula riquezas nas mãos de poucos e permite que a maioria viva sem nenhuma chance de vida digna. Podemos lembrar aqui de Dom Hélder Câmara que foi indicado para o Prêmio Nobel da Paz em 1972. O que levou este homem a ser lembrado no mundo? A sua luta em defesa dos pobres, o profetismo imbuído em sua vida era o selo de Cristo, a marca indelével de todo cristão autêntico. O cristão que assume o seu profetismo não terá vida fácil. Será perseguido, caluniado por causa da Palavra de Deus. O cristão do século XXI sofre por dois motivos: o discurso e a prática. Tudo isso porque o discurso profético não agrada quem ignora a justiça, a verdade e a paz. O discurso profético não combina com o discurso da sociedade. A prática do cristão também incomoda porque ela é construída pelo discurso e vice-versa.
O cristão não se confunde com o político mas ele tem posições políticas que exige um posicionamento coerente com a verdade. O que mantém a autenticidade do cristão é o Evangelho. Por isso ele não se corrompe. O cristão não se corrompe, outra coisa sim.
(Carlos: catequista / Movimento Fé e Luz)

Nenhum comentário:

Postar um comentário