terça-feira, 1 de outubro de 2013

Mês das missões

Pontifícias Obras Missionárias
Mês das Missões: mensagem do diretor nacional das POM, padre Camilo Pauletti

30 / Set / 2013 23:10

“A fé é um dom que deve ser partilhado. Para que isso aconteça, precisamos sair do nosso recinto, ir ao encontro dos outros, ir às periferias e testemunhar Cristo”. É o que afirma o diretor das Pontifícias Obras Missionárias (POM), padre Camilo Pauletti, em mensagem divulgada por ocasião da abertura do Mês das Missões. A Campanha Missionária realizada no mês de outubro deste ano tem como tema “Juventude em Missão”, e lema: “A quem te enviar, irás” (Jr 1,7b). Confira a íntegra da mensagem:

Igreja missionária

No caminho da vida, há tempo para tudo. No caminho da Igreja, não pode faltar o espírito missionário. Estamos vivendo mais um Mês Missionário e assim, somos chamados a reavivar em nós, em nossas comunidades e em toda a Igreja, o espírito de Jesus que nos envia: “Ide, pois, fazei discípulos todas as nações” (Mt. 28,19). “O impulso missionário é um claro sinal da maturidade de uma comunidade eclesial” (Verbum Domine).

A fé é um dom que deve ser partilhado. Para que isso aconteça, precisamos sair do nosso recinto, ir ao encontro dos outros, ir às periferias e testemunhar Cristo. As fronteiras da fé ultrapassam lugares geográficos e, como nos lembra o Papa Francisco, estão nos corações de cada homem e de cada mulher. Cada pessoa, cada grupo ou comunidade é convidada a viver o mandato que Jesus confia aos Apóstolos: serem suas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e até os extremos da terra. (cf At.1,8). Se esta dimensão missionária não for assumida em nossa vida cristã e em nossa Igreja, estamos longe do Evangelho. Há dificuldades e obstáculos, porém, busquemos anunciar a mensagem de Cristo a todos, com coragem, fervor, alegria e esperança.

A violência, a mentira, a prosperidade e o bem estar são propostos por bom número de pregadores que usam o Evangelho e tiram proveito pra si. Este não é o nosso caminho. O missionário não pode ser o centro. Ele é enviado em missão em nome da Igreja e da comunidade. Não estará sozinho, pois é animado e guiado pelo Espírito Santo. É uma riqueza, um ganho, um bem grande quando uma Igreja particular, uma comunidade e mesmo uma família doa e envia alguns de seus membros para a missão. Somos valorizados diante do Senhor, pela nossa doação, gratuidade, generosidade e partilha do que temos e somos.

O Papa, na sua Mensagem para o Dia Mundial das Missões, convida bispos, padres, famílias religiosas, comunidades e todas as organizações cristãs a apoiarem a missão ad gentes. Precisa ajudar a quem tem mais necessidades. “É importante que as Igrejas mais ricas em vocações e recursos econômicos ajudem com generosidade aquelas que sofrem por sua escassez”.

Temos acompanhado a alegria dos nossos missionários em terras de missão. Muitos vivem com pouco, outros sofrem com doenças, ameaças e perseguições. Alguns têm entregado a própria vida. Não podemos ficar de braços cruzados, há muito ainda para fazer. A solidariedade e o apoio com nossas orações e com nossa oferta fazem diferença.

A Campanha Missionária 2013 tem como tema: “Juventude em missão”, e o lema: “A quem te enviar, irás” (Jr 1,7b). Os jovens são protagonistas e, com eles, todos somos chamados e enviados em missão. O mês de outubro é tempo oportuno para animar e aprofundar nossa consciência missionária. Cada batizado, cada comunidade deve se perguntar: o que está fazendo em prol das missões? O que tem ajudado e favorecido para a difusão do Evangelho no mundo? Como tem sido nosso testemunho missionário?

O espírito missionário se cultiva e se alimenta com sensibilização, oração e ações concretas. Contribuição, partilha e doação devem fazer parte do nosso dia a dia. Recebemos tanto, então, como não se colocar à disposição para servir onde há necessidades?

Participemos da Novena Missionária, valorizemos o testemunho dos nossos missionários e missionárias. Manifestemos nossa oração e nosso gesto concreto de compromisso com a missão através da coleta.

O ser humano se realiza e vive a alegria da vida quando se aproxima dos irmãos e, com eles, cria comunhão. O que motiva e desperta o chamado missionário é o testemunho e o exemplo de vida.

Pe. Camilo Pauletti, diretor nacional das POM.



Fonte: Pontifícias Obras Missionárias

Nenhum comentário:

Postar um comentário