Por Jaime C. Patias
01 / Out / 2013 22:56
Iniciou na noite desta segunda-feira, dia 30 de setembro, no Centro Cultural Missionário (CCM) em Brasília (DF), o 4º Encontro Nacional sobre a Missão Continental. Promovido pela Comissão Episcopal para a Missão Continental da CNBB e o CCM, o estudo tem como tema “Nova Evangelização e a missão na cidade” e visa refletir sobre a proposta pastoral da Igreja para o mundo urbano. Além disso, pretende contribuir para colocar a Igreja em estado permanente de missão e buscar caminhos para uma "conversão pastoral".
Participam do Encontro 40 pessoas entre lideranças leigas, seminaristas, religiosas, presbíteros e bispos de diversas dioceses do Brasil.
Na abertura dos trabalhos, dom Adriano Vasino Ciocca, bispo de São Félix do Araguaia (MT) e presidente da Comissão para a Missão Continental expôs a importância do estudo. “Na realidade urbana precisamos encontrar meios concretos na dimensão missionária para sairmos dos nossos centros e irmos às periferias ou nós estaremos completamente deslocados. Este Encontro vai nos ajudar a encontrar novas pistas de ação e sobre tudo, reforçar o ânimo missionário para nos despojarmos de um bocado de coisas. Temos experiências de compromisso na realidade urbana e será interessante socializar para encontrar algo novo. É preciso que nos debrucemos sobre essa realidade sem fugir de um confronto que seja sério”, destacou o bispo.
A Comissão para a Missão Continental da CNBB vem promovendo essas reflexões desde 2010 quando aconteceu a Semana brasileira sobre a Missão Continental. Em 2011, o estudo se concentrou nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e no ano passado na Paróquia Missionária.
Ao falar sobre a Missão permanente e a paróquia no mundo urbano, padre Leomar Antônio Brustolin, coordenador doprograma de pós-graduação em Teologia na PUC - RS, primeiramente fez uma distinção entre cidade e cultura urbana. Em seguida, apresentou os impactos que a cultura urbana tem sobre a paróquia para então identificar possibilidades e desafios. “Trabalhamos a conversão pastoral para a missão e os desafios a serem enfrentados. Mais do que fazer coisas, precisamos de uma mudança de mentalidade em sintonia com o Documento de Aparecida”. O assessor discutiu ainda como tornar a paróquia missionária no contexto urbano, “sempre em diálogo com a realidade dando especial atenção às pessoas e suas relações”.
Segundo o assessor da Comissão, padre Sidnei M. Dornelas, um dos grandes desafios é a missão nas cidades, por isso a importância dessa temática. “A ideia é ver o que a Nova Evangelização tem a ver com a Missão Continental e a evangelização no contexto urbano. Isso, através da paróquia que é tema central hoje para toda a Igreja no Brasil conforme tratado na última Assembleia Geral da CNBB e que virou Documento de Estudo (n. 104)”, destaca.
O curso discutirá ainda, Nova Evangelização e a missão na cidade, e apresentação de experiências de Missão intergentes e ad gentes no mundo urbano. Esses temas serão trabalhados com a assessoria de dom Sérgio da Rocha, arcebispo de Brasília e padre Paulo Parise, missionário carlista. O curso se estende até sexta-feira, dia 4.(Fonte: Pontifícias Obras Missionárias)
Nenhum comentário:
Postar um comentário