sábado, 8 de dezembro de 2012




Editorial: O livro do Papa sobre a Infãncia de Jesus



Cidade do Vaticano (RV) - Como bom pastor que é, Bento XVI aproveitou as férias do verão europeu deste ano para finalizar sua obra sobre a infância de Jesus. Assim, a comunidade dos cristãos pode receber, às vésperas das festas natalinas, um livro que irá ajudá-la bastante na preparação espiritual da celebração do nascimento de Jesus.

Após essa consideração da oportunidade da publicação do estudo do Santo Padre, vale uma referência sobre a qualidade de seu trabalho. Realmente, a obra faz jus a todos os elogios recebidos. Ela marca a história das publicações sobre “as vidas de Jesus”, sejam as de relatos piedosos, sejam as de apurada exegese e as de fidelidade aos manuscritos. Ratzinger, no prefácio de seu último livro, diz exatamente o que pretende com ele: “Ajudar muitas pessoas no seu caminho para e com Jesus”.

Sem pretender fazer recensão da obra – não é esse o objetivo deste editorial –, podemos afirmar que ela nos encanta pela beleza, harmonia, simplicidade e segurança que nos transmite. Sua leitura é agradabilíssima, não cansa. Se interrompemos sua leitura e fazemos uma longa pausa é para deixar o rico conteúdo penetrar de modo mais permanente em nossa mente e despertar nossa reflexão. Sim, esse é um livro que nos leva a pensar, a refletir, a usar os olhos, os ouvido e o olfato da imaginação. Ele ajuda a elaborar nossas experiências de vida espiritual, de meditação e de contemplação da vida do Senhor.

Realmente, quem ler “A infância de Jesus”, de autoria de Joseph Ratzinger, estará se preparando espiritualmente para a celebração do Natal. Somos muito gratos ao Santo Padre ter-nos presenteado com mais uma de suas reflexões. Mais ainda, agradecemos a Deus, fonte de todo dom e bem, por ter colocado à serviço da Igreja uma mente e um coração como o do Papa Bento XVI.
(CAS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário