terça-feira, 3 de julho de 2012

Escola e Cidadania
A escola é lugar privilegiado para para formação de cidadãos críticos, é lugar de oportunidades iguais. Não existe um outro lugar capaz de inserir a pessoa na sociedade com dignidade e conhecimento historicamente produzido que não seja a escola. Precisamos cuidar da escola E cuidar tem um grande significado para os verdadeiros educadores. "Tudo o que fazemos vem acompanhado de cuidado ou da falta de cuidado"(Leonardo Boff). Por isso é importante olharmos com carinho para o contexto escolar e depositarmos a nossa solidariedade e vontade de contribuir para que prevaleça o conhecimento significativo na vida de todos.
A democracia na escola não pode ser vista como uma utopia, coisa metafísica. Mas, este tipo de escola está ao nosso alcance, uma escola essencialmente democrática. O que não podemos é isolar a escola do fenômeno social. O mundo não é o mesmo, tudo avança. Tomara que o avanço não tenha a direção do nada.
Os professores tem papel fundamental na construção da gestão democrática. A democracia da escola não está ligado a um aspecto da escola como o administrativo ou pedagógico mas "é um aspecto da democratização de toda a sociedade"(Neidson Rodrigues). Com isso não vamos esperar que a sociedade se democratize primeiro. É importante lembrar que a escola está dentro da sociedade. Agora é necessário que os interesses da escola atravesse toda a sociedade. Precisamos avançar nesse sentido, levar a sociedade a acreditar num projeto de educação que rompa com as desigualdades.
(Carlos: Professor da rede pública)

Nenhum comentário:

Postar um comentário