quinta-feira, 5 de julho de 2012

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NUMA PERSPECTIVA DE LIBERTAÇÃO
A Educação de Jovens e Adultos possibilita à classe popular a oportunidade de ascensão social. Pois a escola que atende a EJA está totalmente aberta para esta realidade. A realidade dos trabalhadores, de seus filhos, de desempregados, de subempregados e empregados torna-se bastante exigente. Nesse sentido, os alunos precisam de educadores comprometidos com uma educação libertadora. Educação libertadora não dispensa conteúdo, educação libertadora não fracassa com a desculpa de falta de recursos. O maior recurso, também indispensável, é o humano. Este não pode faltar. Não pode faltar, principalmente o protagonista, o aluno. Ele tem direito ao conteúdo historicamente construído. Por isso, as dificuldades que encontramos na escola devem ser compartilhadas com todos. Escola diz respeito a toda sociedade.
O educador que surgiu da caminhada da escola pública tem mais facilidade para compreender as relações que acontecem no meio popular. Ele acumula experiência na prática e fundamenta nos livros, na pesquisa e na interação com os outros. O educador que surgiu da caminhada da escola pública oferece aos alunos as condições para que, eles mesmos, se façam sujeitos de sua história. O educador de jovens e adultos, da classe popular, quando diante de um problema escolar difícil cria passos pedagógicos para poder conferir a eficácia e a eficiência no âmbito escolar. Ele não argumenta em defesa da desqualificação da escola pública. O respeito à escola pública é necessário na teoria e prática.
Aos educadores do povo: não se apeguem aos aspectos negativos da educação. Acreditem no potencial dos alunos, confiem na inteligência humana, não usem como desculpas os poucos recursos destinado à educação, "pois de pé no chão também se aprende a ler". (Carlos: Professor da rede pública)

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