segunda-feira, 25 de junho de 2012

Vocação do leigo na Igreja e no Mundo
O leigo não faz parte da hierarquia da Igreja mas está em comunhão com a mesma em função da Evangelização. A contribuição do leigo é grandiosa e reconhecida pela Igreja. A partir do Concílio Vaticano II os padres  não estão sozinhos na construção do Reino de amor e justiça. Levar o Evangelho a toda criatura é missão de todos os batizados.Lembramos que somos muitos na Igreja mas formamos um só corpo em sinal de unidade, perseverança e amor. Portanto, o leigo consciente de sua missão não deixa espaço para a desigualdade. "Que todos os leigos sejam protagonistas da nova evangelização, da promoção humana e da cultura cristã"(Documento de Santo Domingo, nº97). Desse modo podemos transformar o mundo porque os parâmetros cristãos nos conduz para Deus.
O leigo é confirmado por Cristo para a missão. É claro que o leigo parte para a missão enviado pela hierarquia da Igreja que, no caso da paróquia, é o padre o responsável por esta administração. O envio dos leigos demonstra verdadeiramente a justa relação da hierarquia com o laicato. "Os leigos, como aliás todos os fiéis, procurem aceitar com prontidão e obediência cristã tudo o que os sagrados pastores, como representantes de Cristo, no exercício da sua função de mestres e governantes, estabelecerem na Igreja"(Lumen Gentium,  nº 37). Esta obediência é uma forma de testemunhar Cristo que foi obediente ao Pai até a morte e morte de cruz. 
O leigo está no mundo para dar testemunho de Cristo ressuscitado. Assim, a vocação do leigo é indispensável nesse contexto do Concílio Vaticano II. É importante saber que a Igreja atualiza permanentemente a vocação do leigo: Evangelizar o mundo inteiro. Nós somos Igreja para no mundo evangelizar. 

Um comentário:

  1. Textos bem redigidos merecem ser encadernados. Linguagem acessível sem ser informal. Parabéns.

    ResponderExcluir