domingo, 5 de agosto de 2012

JOVENS POLITIZADOS, UM SONHO A SER ALCANÇADO
Aprendi com meu catequista que a pessoa não é objeto mas imagem e semelhança de Deus. A pessoa é ser humano que merece respeito. Aprendi também, quando participei dos movimentos de juventude católica, a não votar em político "idiota". Aquele que considera o voto uma mercadoria e compra, é um idiota que faz somente o mal a humanidade. Há trinta anos atrás, os jovens eram bem mais politizados. O analfabetismo político não ameaçava os movimentos de jovens organizados. E hoje? Podemos dizer a mesma coisa? Está comprovado que uma parcela da juventude não sente vontade de estudar. Alguns gostam apenas de dançar, do ôba-ôba, coisa que já vem acontecendo a bastante tempo com os mais pobres. Estão dançando a canção da selvageria da violência e abandono. Uma juventude politizada reivindica para si educação, saúde, segurança. E tudo isso com qualidade. Estamos percebendo que ninguém toca na questão da liberdade humana. O ser humano, dependendo do seu lugar social tem o seu valor. 
Todos querem viver com decência, porém, uma minoria absorve para si todos os direitos. Alguns tem apenas a retórica, mas a prática contradiz o discurso. Existe toda uma realidade encoberta, um faz de conta que as pessoas estão mudando de consciência, de mentalidade. 
Em resposta a tudo que nos oprime temos o salmista que diz: "Feliz quem pensa no fraco e no indigente, no dia da infelicidade Iahweh o salva; Iahweh o guarda, dá-lhe vida e felicidade na terra, e não o entrega à sanha dos seus inimigos!" (Sl 41, 2-3) Coloquemos toda nossa confiança em Deus que é nosso escudo e fortaleza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário