domingo, 16 de junho de 2013

Como ser cristão na atualidade? E em culturas diferentes?


“Vocês representam a multiplicidade das pessoas de que falam os Atos dos Apóstolos no dia de Pentecostes... Trago-lhes a todos a saudação e a bênção do Papa Francisco, que me garantiu sua solidariedade a todos vocês com afeto e estima especiais”, disse o Cardeal Fernando Filoni, Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, na homilia da Missa celebrada ontem, 12 de junho, na igreja dedicada a São José em Abu Dhabi.
O Cardeal recordou em especial a situação dos migrantes: “Eu sei que vocês vêm de vários países, alguns dos quais eu conheço bem e passei alguns anos de minha vida como sacerdote e bispo, aprendendo a conhecer e apreciar suas culturas. Hoje, vocês vivem aqui, numa terra que lhes permite trabalhar e ganhar o pão de cada dia para o sustento de suas famílias. É um aspecto importante, porque na vida todos somos um pouco migrantes. Além disso, vocês vivem numa terra querida para o Islã, religião com a qual nós cristãos compartilhamos o princípio do único Deus, a adoração do Altíssimo e o valor da oração. Aqui, vocês aprendem a praticar a convivência inter-religiosa baseada no respeito recíproco e na colaboração em vários aspectos”.
O Cardeal Filoni incentivou os fiéis recordando o compromisso da comunidade: "Hoje, não se pode ser cristãos pela simples razão de ter nascido numa família cristã. Isto é ainda mais evidente para vocês que vivem num país diferente do seu. Renovem todos os dias a opção pela fé, dando a Deus o primeiro lugar e vencendo as tentações provenientes de diferentes culturas. As provações às quais vocês são submetidos são numerosas. A tentação de anular a fé está sempre presente e a conversão se torna uma resposta a Deus que deve ser confirmada cotidianamente”.
Fonte: Agência Fides

Nenhum comentário:

Postar um comentário