sábado, 22 de junho de 2013

Missão e Compromisso

Somos inseridos em Cristo pelo batismo o que exige de nossa parte compromisso com a causa do Reino de Deus. Se colocar do lado da fraternidade, justiça, respeito e da verdade. Essa é a nossa missão como filhos e filhas de Deus. É necessário estar no mundo para ao lado dos mais pobres resgatar a esperança de um mundo mais justo. Ser discípulo de Cristo na visão do Documento de Aparecida significa nutrir da verdade que liberta. Todo batizado tem a missão de anunciar o Evangelho, a boa nova. O que seria boa nova para nós, desse lugar? A boa notícia seria o encontro da justiça com a verdade e da vida com a qualidade.
Algumas pessoas descristianizadas, domesticadas pelo mania do poder, sempre estiveram lá festejando, tentam conciliar o poder com a religião. Não conseguem porque o próprio Cristo diz: "Não podeis servir a dois senhores..." Realmente, como é que a pessoa ajuda a construir o muro da desigualdade e depois sai para rezar? O fiel leigo tem que ter clareza de sua missão no mundo. Deve contribuir para o bem da humanidade. 
A espiritualidade do cristão se dá no encontro pessoal com Cristo. A partir daí somos introduzidos na missão. É nessa vida que somos fortalecidos para vivermos em comunhão. O cristão na sociedade é um sinal de uma vida comprometida com o projeto de Deus. Aqui se faz uma distinção. O projeto de Deus não se confunde com o projeto do mundo. O projeto de Deus traz no âmago a defesa da vida. É diferente para quem está a serviço de um rei ou imperador, procura em tudo agradar o seu rei e dizer não para o bem comum. Esse é o caminho mais fácil e fossilizado pelo sistema político. Podemos estar a serviço da pessoa humana de vários modos, no trabalho, na fábrica, na escola e em tantos outros ambientes. Se faz necessário mudarmos as estruturas injustas que prejudicam a convivência da humanidade. As estruturas por si só não são injustas. Os homens, alguns privilegiados são os verdadeiros responsáveis pela construção dessas estruturas injustas.É preciso caminhar noutra direção e nunca dispensar a verdade do seu repertório. 
Não podemos nos esquecermos de empregarmos um pouco do nosso tempo para contribuirmos com a formação política da comunidade. Pois, uma comunidade que conhece as razões da pobreza e miséria do mundo saberá se levantar contra o sistema que oprime violentamente a paz do mundo. O desenvolvimento econômico não pode passar despercebido. É um modelo destrutivo que passa por cima daquilo que é natural sem nenhum respeito. Basta olharmos nossas fontes naturais que está explicado. O interesse que predomina é o econômico. Num país desigual a distribuição da renda também é desigual. No Brasil é violentamente desigual.
Numa sociedade desigual, o papel do político é lutar pelo bem comum, fomentar a justa distribuição de renda e dessa forma está contribuindo o bem de todos. E ofertar uma qualificação moral no campo político a partir do exemplo. Assim, a democracia é o caminho que vai possibilitar a construção das bases que sustentarão os sonhos de um mundo melhor a partir dos oprimidos e superando essa condição de oprimido. Estaremos sempre a serviço de um mundo justo e longe dos opressores. (Carlos: Setor I, Centro)



Nenhum comentário:

Postar um comentário