sábado, 10 de novembro de 2012

Segundo Houaiss, mito é a "construção mental de algo idealizado, sem comprovação prática; ideia, estereótipo". Mito: O afeto e o carinho dos professores são elementos imprescindíveis para que o aluno aprenda.
Desfazendo o mito: Afeto e carinho são sempre positivos, mas não determinam, por si sós, a aprendizagem. Além disso, a afirmativa induz à falsa ideia de que professor sério, introspectivo, que não externaliza sentimentos por característica pessoal, não pode ser bom professor, o que é seguramente uma inverdade.
Comentário
A escola está cheia de mitos que precisam ser desconstruídos com leituras e atitudes . Com uma hierarquização defectível não há escola que avance. A hierarquia separa, eleva a distância e adota o status. Esse é um ponto. O outro: devemos ter o cuidado para não caírmos na tentação de que basta abrir um largo sorriso para determina a aprendizagem significativa do aluno. É preciso pensar diferente e ser diferente. Avaliar é a coisa mais difícil que encontramos em nosso caminho. Mas é necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário