sexta-feira, 30 de novembro de 2012

O ser humano ordena-se para produzir conhecimento. Com aquisição do conhecimento somos capazes de mudarmos a realidade e de construírmos um mundo sem preconceitos institucionalizados. Mas, estamos vendo, hoje, que o individualismo reina onde não deveria. Nos bancos escolares ainda temos muito disso, individualismo e preconceitos juntos. Ser Cristão incomoda bastante, principalmente quem não vive a experiência de comunidade igualitária. Numa comunidade igualitária as diferenças não motivam para a discórdia, intriga e perseguição. Isso já foi superado há séculos. Estudar para se transformar num autocrático é perpetuar a ignorância. É transformar a comunidade num covil de rancores. Com mais humanidade podemos alcançar a plenitude da paz e da justiça entre todos. Isso pode significar viver bem, com qualidade de vida. Sabemos que não se chega ao conhecimento sem a mescla de muitos erros. Um grande erro é achar que é superior ao outro. O conhecimento tem significado quando usado para que o outro cresça em sabedoria. 
Não temos o conhecimento total das coisas mas temos o único caminho para chegar até ele. Temos a escola como o lugar da formação permanente, para desconstruírmos os falsos valores e construírmos os valores necessários para a existência do bem. Por isso mesmo, os professores tem que estar bem consciente de seu papel na escola, da importância do tipo de educação que estamos desenvolvendo. O conhecimento é uma esperança que o aluno sabe não poder conseguir por si mesmo. Ele necessita de um mediador comprometido, que não se considere o dono da verdade, mas que saiba partilhar o conhecimento e aprenda a acolher os saberes diferentes.
É importante, agora, uma reflexão sobre os rumos da educação, e que tipo de contribuição estamos dando. É necessário pensarmos no outro, nosso aluno, no outro nosso colega de profissão. É preciso realizar o que há de melhor na escola: produção de conhecimento, formação de consciência crítica e construção de  uma escola cidadã.
(Carlos: Professor/Missionário do Setor I)






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