Tema: Escola, lugar de descoberta
Os
projetos devem ser fecundos para os alunos. Temos que olhar o passado mas não
podemos esquecer o presente. Olhando com cuidado para o passado percebemos no
presente os passos que foram dados no sentido de promover ou eleger o aluno
como um sujeito que faz história, que está presente na história. Por isso, a
escola é um fundamento que não pode ser substituída por outra coisa. Ela não
deve perder a sua essência em época de descrença.
A
escola é um tesouro a ser descoberta pelos que estão no seu interior. A escola
é uma mina de conhecimentos que precisa ser revelada em primeiro lugar aos
doutores da educação, mestres, professores e alunos. Dizer que a escola não tem
nada é apostar no fracasso da mina de conhecimentos. O tesouro será enterrado e
os talentos removidos. Nesse sentido, impotente é quem defende a impotência da
escola.
Se
formam novas formas de injustiças quando associam o pobre com incapacidade, ser
descartável do sistema. Ele não é. Ele representa uma maioria produtora de
riquezas que simplesmente permanece nessa condição por imposição de um esquema
político e econômico. Mas a reflexão se inicia com uma questão escolar. E sobre
ela temos que dar uma satisfação.
Uma
escola que se inspira em Paulo Freire assume um novo comportamento diante das
dificuldades. Jamais deixará de fazer o necessário tendo em vista a promoção do
aluno. A escola continua sendo o lugar de promoção humana. Lugar do despertar
das raízes de todos e principalmente dos mais necessitados. Fazer parte dessa
escola é motivo de felicidade. (Carlos: Professor)