Leitor da obra freiriana?
Leitor da obra freiriana?
*Roberto Rossellini
Muitos
educadores falam sobre Paulo Freire. Mas suas ações comprovam que nunca o
compreenderam quando se dizem leitores do patrono da educação brasileira.
Um educador que humilha o colega professor em público, não compreende o que é educação libertadora. Um
educador que enxerga a educação como mercadoria não compreende o propósito da
educação libertadora. O educador que se submete a opressão da rede privada não
conhece a educação libertadora.
A leitura de fragmentos da obra freiriana
supostamente confere a determinados educadores a citação de fragmentos de
fragmentos como se fosse a totalidade.
Esse equívoco histórico promove uma
educação escolar baseada na pura e simples transmissão do professor
"conhecedor, detentor do saber".
Onde fica o leitor crítico nesse
contexto? É possível cidadania sem olhar crítico? A que e a quem se destina a
educação escolar? Preparar para o mundo globalizado que chega ao ápice da
exploração do homem pelo "homem"? Elevar simultaneamente a economia
do país e a miséria? Sucatear os serviços públicos que são direitos do cidadão
e obrigação do Estado?
Qual a responsabilidade do professor
nessa história? Torna-se leitor crítico para depois formar leitores críticos.
Libertar-se do opressor e ao mesmo tempo libertar o opressor dessa condição.
Não é possível conviver com professor
opressor de professor e subserviente ao seu opressor.
*Professor da rede pública
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