quarta-feira, 20 de março de 2013

Leitor da obra freiriana?


Leitor da obra freiriana?
*Roberto Rossellini
Muitos educadores falam sobre Paulo Freire. Mas suas ações comprovam que nunca o compreenderam quando se dizem leitores do patrono da educação brasileira.
Um educador que humilha o colega professor em público, não   compreende o que é educação libertadora. Um educador que enxerga a educação como mercadoria não compreende o propósito da educação libertadora. O educador que se submete a opressão da rede privada não conhece a educação libertadora.
A leitura de fragmentos da obra freiriana supostamente confere a determinados educadores a citação de fragmentos de fragmentos como se fosse a  totalidade.
Esse equívoco histórico promove uma educação escolar baseada na pura e simples transmissão do professor "conhecedor, detentor do saber".
Onde fica o leitor crítico nesse contexto? É possível cidadania sem olhar crítico? A que e a quem se destina a educação escolar? Preparar para o mundo globalizado que chega ao ápice da exploração do homem pelo "homem"? Elevar simultaneamente a economia do país e a miséria? Sucatear os serviços públicos que são direitos do cidadão e obrigação do Estado?
Qual a responsabilidade do professor nessa história? Torna-se leitor crítico para depois formar leitores críticos. Libertar-se do opressor e ao mesmo tempo libertar o opressor dessa condição.
Não é possível conviver com professor opressor de professor e subserviente ao seu opressor.
 *Professor da rede pública

Nenhum comentário:

Postar um comentário